Por Monik Helen
Comunicação CRC Tocantins

O último dia do 21° CBC foi marcado por uma manhã cheia de conhecimentos. No auditório São Joaquim do Expocentro Balneário Camboriú, o sócio fundador do Guia da Bolsa, Luiz Alfredo envolveu os participantes com a palestra “Investimento e oportunidades no mercado financeiro”.

Em sua explanação, na primeira sessão, Luiz destacou que os contadores têm uma janela de possibilidade no mercado financeiro.

“Os investimentos isentos de Imposto de Renda podem trazer mais praticidade para as movimentações e ampliar a rentabilidade líquida. Portanto, analise o funcionamento deles e considere investir naqueles que são mais adequados ao seu planejamento”, explicou.

Na segunda sessão, o mestre em gestão empresarial, da Fundação Getúlio Vargas- FGV, Rodolpho Freire Martins, enfatizou que é necessário preparar as pessoas para a sucessão.

“A sucessão acabando sendo necessária ao longo do tempo, mas oriento que se faça um plano de sucessão o mais rápido possível, porque o planejamento auxilia a evitar problemas futuros. Treinar essas pessoas para essa sucessão é fundamental, eles precisam conhecer bem sobre a estrutura da empresa seus lucros e desafios”, enfatizou.

Já o fundador e CEO das empresas RIVVA Wealth Management e SP Doctor, Carlos Corvelloni, destacou os seis erros criticos que precisam ser evitados em uma sucessão empresarial.

“Muitos deles são misturar bens pessoais com atividade empresarial na holding, desconsiderar implicações tributárias- reavaliação das cotas, simular a venda de cotas em vez de doá-las, falta de revisão e atualização e, por fim, ausência de uma estratégia de liquidez”, explicou.

Durante a explanação, o palestrante orientou os contadores a criarem uma área de seguro dentro da empresa.

“É de suma importância ter um seguro dentro da sucessão, seja familiar ou empresarial, isso traz segurança, porque ela não entra para o inventário, isso porque esse valor não é considerado herança, e sim, um serviço de proteção financeira que devem ser pago aos beneficiários indicados pelo contratante”, orientou.

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contou com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui