Por Ana Paula Machado
Comunicação CRCSE
Durante o último dia do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) aconteceu o “I Fórum de Governança, Contabilidade e Desenvolvimento Sustentável”, abordando temas estratégicos para o futuro da gestão pública no Brasil. O evento contou com a presença do cientista político Antônio Lavareda, do professor doutor e coordenador acadêmico de Direito Tributário e Financeiro da Fundação FGV Conhecimento e desembargador Federal do Tribunal Regional Federal 2ª Região, Marcus Abraham, e teve mediação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas.
Antônio Lavareda destacou os impactos das eleições municipais no cenário político nacional, enfatizando a importância de fortalecer as práticas de governança e contabilidade em âmbito local. Segundo Lavareda, as eleições municipais são o momento ideal para a implementação de práticas de governança eficientes, que podem melhorar a prestação de serviços públicos e aumentar a transparência na gestão.
Na sequência, o Fórum recebeu a primeira sessão de debates sobre os “Desafios Contemporâneos da Gestão Pública no Brasil”, o momento evidenciou o papel essencial da classe contábil no aprimoramento das práticas de governança.
Marcus Abraham apresentou uma visão detalhada dos desafios enfrentados pela gestão pública no Brasil, com foco nas áreas tributária e financeira. “A gestão pública hoje enfrenta obstáculos que vão além da administração cotidiana. Precisamos de um sistema que alinhe transparência, eficiência e sustentabilidade nas práticas de governança”, explicou.
O presidente do CFC, Aécio Dantas, finalizou o Fórum enfatizando o compromisso dos profissionais da contabilidade com o fortalecimento da governança pública. “A contabilidade não pode se afastar dos processos de gestão pública. Precisamos nos envolver diretamente, aprimorar as práticas e realizar tudo com muito mais objetividade”, afirmou Aécio
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”!
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui