A sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, se tornou um verdadeiro centro de conhecimento e troca de experiências nessa quinta-feira (26). A sétima edição do ConheCER, evento promovido pelo CER Polo Sebrae de Educação Empreendedora, reuniu mais de 550 educadores e gestores públicos para discutir o cenário da educação no país. Com o tema “Educação Empreendedora está em nosso DNA”, a proposta é reafirmar a relevância do papel do educador como agente de transformação.
A abertura foi realizada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, que destacou o ConheCER como uma oportunidade única para celebrar, discutir e avançar na disseminação da cultura empreendedora nas escolas e na vida dos educadores e estudantes de todo o Brasil. “Ao longo da última década, a educação empreendedora deixou de ser um conceito distante para se tornar um dos pilares centrais da educação contemporânea”, disse.
Mais do que transmitir conhecimento, os professores inspiram, desafiam e empoderam seus alunos, ajudando-os a desenvolverem atitudes empreendedoras, cruciais para o sucesso em qualquer área da vida.
Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, também marcou presença na abertura do evento. “Esse seminário olha para o futuro e explora novos métodos de educação empreendedora, com objetivo de inovar e mudar o ensino e a aprendizagem. É muito importante produzir conhecimento e torná-lo acessível a quem mais precisa”, pontuou.
A iniciativa visa trazer uma proposta inovadora e contemporânea para o cenário da educação. Durante todo o dia, foram realizados talks, palestras e painéis, com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais.
O primeiro painel foi “Educação Empreendedora está no nosso DNA”, com o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e o diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, com mediação da gerente de educação empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho. No bate-papo, o público conheceu os projetos e os impactos do trabalho de educação empreendedora do Sebrae, bem como a importância de ressignificar, requalificar e reposicionar a educação no país, e a necessidade de os educadores e os estudantes se conectarem e se formarem em diferentes frentes para promover o futuro.
Luana Alves é professora do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Benassi, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, e esteve no evento. Ela frisou que o papel do professor é despertar sonhos nos alunos e mostrar que eles são capazes, independentemente da realidade em que estão. “É importante que eles se sintam protagonistas de suas histórias e consigam mobilizar outras pessoas através do conhecimento que terão ao longo da trajetória estudantil”, enfatizou. “Uma certeza é que podemos transformar a sociedade por meio da educação.”
A professora Daniele Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, da cidade de Naviraí, Mato Grosso do Sul, também veio prestigiar o ConheCER. Ela é uma das ganhadoras do Prêmio Educador Transformador para o ensino médio. “A gente precisa empreender também em sala de aula, fazer com que as nossas práticas realmente atinjam os estudantes de forma efetiva”, ressaltou.
Programação
–
A programação contou ainda com a palestra “Conexões Humanas em Tempos Digitais”, com a atriz Denise Fraga; o talk “O impacto da educação empreendedora na formação dos jovens”, com a professora e influenciadora digital Ana Lívia (@vocesodaaula) e a professora Janiglécia Tavares (@cinejericollywood); a conversa com o professor da PUC-SP, colunista do UOL e Red Team na OpenAI, Diogo Cortiz, sobre como a inteligência artificial (IA) pode auxiliar os educadores em sala de aula, impulsionar novos negócios e conectar pessoas e conteúdo; além de atividade com a palestrante internacional Thaís Rezende, presidente e CEO da Build, que veio direto de Seattle/EUA, para falar sobre o tema “Capacitando Futuros: O Impacto Transformador dos Programas de Empreendedorismo Juvenil”.
O evento segue nesta sexta-feira (27) com oficinas práticas em diversas temáticas, como inteligência artificial, tecnologias aplicadas à educação, novas experiências de aprendizado e como preparar os estudantes para os desafios do futuro. As oficinas serão ministradas por renomados especialistas do mercado, com vastas experiências em suas áreas de atuação.
Serviço:
Seminário Internacional de Educação Empreendedora – ConheCER 2024
Dias 26 e 27 de setembro, na sede do Sebrae Minas.
Local: Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329. Nova Granada. Belo Horizonte/MG
Informações e inscrições: https://conhecer.sebraemg.com.br/
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui