Por Poliana Nunes, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC
A revisão pós-implementação da IFRS 15 – Receita de Contrato com Cliente revelou positivamente que a norma fornece uma estrutura clara e robusta para decisões de contabilização de receitas. A conclusão se deu após análise do International Accounting Standards Board (Iasb), que realizou pesquisa e recebeu feedback de partes interessadas.
O Iasb desenvolveu essa norma em conjunto com o US Financial Accounting Standards Board (Fasb) para criar uma abordagem consistente para o reconhecimento de receitas nos mercados globais. Embora a avaliação geral da revisão pós-implementação IFRS 15 seja positiva, concluindo que a norma está funcionando como pretendido e fornecendo informações úteis aos investidores, o Iasb identificou algumas questões de aplicação a serem consideradas em sua próxima análise, que planeja iniciar no final de 2025. São elas:
- Como as empresas decidem se são o vendedor principal ou um agente em uma transação;
- Como informar sobre pagamentos a clientes; e
- Como a IFRS 15 funciona junto com várias outras normas contábeis IFRS.
Andreas Barckow, presidente do Iasb, informou que “a IFRS 15 foi introduzida para oferecer às empresas uma abordagem consistente para o reconhecimento da receita e a análise confirma que ela está cumprindo esse objetivo”.
Acesse aqui o documento sobre a revisão pós-implementação da IFRS 15 – Receita de Contrato com Cliente.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui