Por Luciana Costa, com informações da Fundação IFRS
Comunicação CFC
A 24ª Conferência Mundial de Normatizadores (WSS, na sigla em inglês), promovida pela Fundação IFRS, nos dias 23 e 24 de setembro de 2024, trouxe grandes discussões sobre avanços nos relatórios contábeis e de sustentabilidade. O evento, realizado na modalidade híbrida, reuniu mais de 130 delegados de 70 países para conhecer e dicutir as novidades sobre o tema.
Apresentação e Divulgação da IFRS 18
Um dos temas abordados no evento foi a IFRS 18 (Apresentação e Divulgações em Demonstrações Financeiras), que será obrigatória a partir de janeiro de 2027 e introduz três conjuntos de novas exigências para melhorar a divulgação do desempenho financeiro das empresas e oferecer aos investidores uma base melhor para analisar e comparar as empresas.
O painel sobre o tema reuniu criadores de normas nacionais do Canadá, da União Europeia e da Coreia do Sul e forneceu informações sobre a forma como as jurisdições apoiam a implementação da IFRS 18 pelos grupos de partes interessadas e os primeiros desafios que identificaram. O painel foi moderado pelo membro do Iasb, Nick Anderson.
Conectividade
Durante a Sessão Plenária final da conferência, a equipe de Conectividade da Fundação IFRS reconheceu a importância da correlação entre as Normas IFRS de Contabilidade e as Normas IFRS de Divulgação de Sustentabilidade para permitir o fornecimento de informação financeira de alta qualidade aos mercados de capitais.
A equipe analisou os exemplos para ilustrar como a aplicação conjunta das Normas IFRS resulta em informações complementares e conectadas.
A 24ª Conferência Mundial de Normatizadores foi realizada em Londres, no Reino Unido. A íntegra do evento pode ser conferida aqui.
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui