O otimismo na economia e o recorde na geração de empregos no Brasil devem gerar um crescimento nas vendas na Black Friday 2024, que acontece no próximo dia 29 de novembro. De acordo com dados do Google em parceria com a Offerwise, 62% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na data. Segundo a consultora Neotrust Confi, que oferece soluções de inteligência para o e-commerce, o faturamento neste ano deve ser 9,1% superior ao registrado no ano passado, quando as lojas on-line venderam mais de R$ 8,5 bilhões.

O gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional, Enio Pinto, destaca que os donos de pequenos negócios precisam estar preparados para o momento – tanto para as lojas físicas, quanto para as vendas digitais. Isso porque quase 50% do público começa a pesquisar com um mês ou mais de antecedência à Black Friday (segundo o Panorama do Consumo 2º Semestre 2024, levantamento da Globo com a PiniOn). Ele aponta ainda as principais inciativas que devem compor o planejamento: gestão de estoques, negociação com fornecedores, parcerias com empresários vizinhos e potenciais parceiros, capacitação da equipe e organização do ambiente.

“Para ter sucesso, o primeiro grande cuidado que os empreendedores precisam ter diz respeito ao estoque. Só consegue vender bem quem compra bem. O empresário não consegue vender bem tendo prejuízo. Por isso, negociar boas condições com os fornecedores é fundamental”, analisa Enio. O engajamento da equipe é uma das peças mais importantes para o sucesso durante a Black Friday e em todo o ano. “O treinamento e envolvimento dos colaboradores pode contribuir para resultados mais significativos”, afirma.

Depois do dia 29 de novembro, é importante que o cliente se torne um fã incondicional do estabelecimento.

Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae.

Outro ponto essencial, segundo o especialista, é a presença digital da empresa. “O mercado hoje é físico e digital, tudo junto e misturado. Por isso, a presença digital do negócio tem que estar consolidada”, explica. Segundo o gerente do Sebrae, é fundamental que o empresário tenha um bom site e possa fazer um pré-lançamento das vendas para cada uma dessas oportunidades comerciais. “É fundamental profissionalizar a presença digital, o que significa ter um conteúdo atraente no Instagram, fazendo sempre o link para o WhatsApp, onde ele vai fechar as vendas”, completa.

Por último, o gerente do Sebrae orienta a fazer combos de produtos e parcerias para alavancar as vendas. “O combo interno é a promoção com algum produto que o empresário tem na própria loja. O combo externo é resultado de uma parceria que ele pode firmar com outros empresários ali da própria vizinhança. Todos saem ganhando”, conclui Enio Pinto.

Fonte: SEBRAE
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