Social Visão do Bem transforma a saúde visual de moradores de favelas do Rio de Janeiro
A Social Visão do Bem (SVBem) é um negócio de impacto social que realiza a venda de óculos de grau dentro das comunidades do Rio de Janeiro. Foto: divulgação.

Em geral, todo empreendimento gera impactos diversos na sociedade. Mas há aqueles que, por meio da produção de bens e serviços específicos, transformam a realidade de uma comunidade. Segundo o Sebrae, os negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, conduzidas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental que contribuem para mudar a realidade de populações menos favorecidas.

É com esse objetivo que surgiu a Social Visão do Bem (SVBem), negócio de impacto social que realiza a venda de óculos de grau dentro das comunidades do Rio de Janeiro. A empresa promove a inclusão e o desenvolvimento social nas regiões menos favorecidas, possibilitando o acesso a consultas, exames de vista e venda de óculos com qualidade e a preços acessíveis. Em apenas seis anos, a empresa já impactou mais de 6 mil pessoas.

A proprietária Ana Lúcia Santos conta que sempre teve o sonho de ser dona do próprio negócio. “Durante anos, trabalhei em grandes empresas brasileiras, acumulando experiências em gestão e desenvolvimento em liderança de equipe. Até que um dia fui convidada a desenvolver um trabalho de gestão no setor social. Foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, extremamente apaixonante trabalhar com pessoas que eram invisíveis dentro da nossa sociedade.”

Assim, com a missão de democratizar o acesso à saúde visual para moradores das comunidades do Rio, nasceu o Social Visão do Bem em novembro de 2017. A empresa é protagonizada por mulheres, uma vez que a venda é realizada apenas por moradoras das próprias comunidades, em sua maioria, mães solos e responsáveis diretas pelo lar ou donas de casas com pouca escolaridade e fora do mercado de trabalho.

Elas recebem capacitação empreendedora para geração de renda com a revenda direta porta a porta dos óculos, promovendo impacto social e econômico real dentro da comunidade, bem como o empoderamento e a autonomia financeira.

Ana Lúcia, proprietária da Social Visão do Bem (SVBem).

Impactos e desafios

Hoje, o Visão do Bem conta com 20 Agentes da Visão, em sua maioria Microempreendedores Individuais (MEI), que funcionam como nano franquias e proporcionam um atendimento exclusivo para os clientes. Eles são atendidos dentro do próprio lar, por uma pessoa moradora do local considerada uma referência dentro da comunidade.
Segundo a empresária, os desafios para empreender no Brasil são muitos, em especial para as mulheres, que ainda precisam enfrentar o preconceito, a dupla jornada e o medo de fracassar. “Empreender socialmente é para quem quer promover mudanças na sociedade”, assegura. “A parte mais difícil é diferenciar uma empresa tradicional de uma de impacto social. No Brasil, ainda é muito novo esse conceito de ajudar pessoas e gerar lucro na mesma operação”, acrescenta ela.

Apesar dos desafios, a empresa tem um mercado crescente, visto que 22% da população carioca vivem nas favelas do Rio. “Atuamos com um público carente no que diz respeito a acesso à correção visual devido a vários fatores, como: demora por atendimento pelo SUS, falta de conscientização da importância do uso dos óculos e exclusão do mercado tradicional das óticas, em razão da baixa condição econômica”, detalha.

Os óculos são vendidos de porta em porta, além de igrejas, escolas, ONGs e empresas. O sonho da empresária é aumentar a força de vendas e sistematizar as operações para impactar ainda mais vidas. “Queremos atuar em novas comunidades e ampliar nosso impacto. Estamos focados na abertura de território para novas revendedoras, na construção de um novo canal digital de vendas e na automatização e digitalização das nossas operações”, destaca Ana Lúcia sobre os planos futuros.

O sucesso do projeto é tão grande que fez com que a empresária chegasse entre as finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024. “Meu negócio é mais do que um trabalho, é a minha paixão e a minha missão de vida”, reitera. E acrescenta: “Acredito que o empreendedorismo feminino é a força que move o mundo, e receber a notícia de que sou finalista do prêmio é a certeza de que estou no caminho certo para transformar vidas”.

Veja as três frentes de trabalho do SVdoBem:

Nano franquias Agentes da Visão do Bem: iniciativa inovadora que visa democratizar o acesso a serviços de saúde ocular. Ao se tornar um agente da visão, você se junta a uma rede de profissionais que oferecem soluções personalizadas para a saúde visual da comunidade;
Amigos da Visão do Bem – Foco no Futuro: é um projeto que visa democratizar o acesso à saúde ocular para crianças e adolescentes em idade escolar. Através da doação de óculos e da realização de ações educativas, o projeto busca garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente, sem que a visão deficiente seja um obstáculo;
Apadrinhe um Olhar: é um projeto transformador que leva luz aos olhos de quem mais precisa. Ao participar, você faz a diferença na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social que possuem o exame de vista, mas não têm condições de adquirir os óculos. Nós conectamos pessoas que queiram ajudar na aquisição dos óculos com aquelas que precisam, tornando-se um Padrinho ou Madrinha.

Fonte: SEBRAE
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