Conhecida como a capital da inovação no Brasil, Florianópolis vai promover, em agosto do ano que vem, o Startup Summit 2025. O lançamento da nova edição foi feito nessa terça-feira (12), em Lisboa, no evento Startup Summit Global Preview: Brazil Meets the World, que reuniu participantes do Web Summit 2024 de diversos países. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem do evento catarinense. E o primeiro palestrante já está confirmado: Tom Gruber, conhecido como co-fundador da Siri, tecnologia da Apple, e de outras inovações.
Na ocasião, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, exaltou o Startup Summit, com a expectativa de ser o maior evento de todos. “Vamos mostrar como se consolidou como evento nacional de inovação de maior relevância. Só não ampliamos porque cabem 10 mil pessoas no centro de convenções, mas outras 20 mil pessoas participam on-line. Queremos estar juntos lá e vamos mobilizar todo esse ecossistema belíssimo de inovação”. Quick convidou todos a marcarem na agenda a data de 27, 28 e 29 de agosto de 2025: “Se organizem para participar, lá será o momento em que a inovação brasileira vai girar e ganhar o mundo”.
Também presente na apresentação em Lisboa, Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Santa Catarina, afirmou que pretende transformar o Startup Summit 2025 no maior evento do gênero da América Latina. “Queremos fazer com que o Startup Summit, que era de Santa Catarina, venha ser o maior evento de startup da América Latina. Esse é o nosso propósito. Nós temos uma dos melhores infraestruturas. Por cinco anos consecutivos, nosso aeroporto foi eleito o melhor do Brasil. Temos três voos diários de Lisboa para Florianópolis, o que é um facilitador para que vocês venham conhecer a nossa Ilha da Magia e a bela de Santa Catarina”.
Coube a Henrique Bilbao, vice-presidente de internacionalização da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), apresentar números reforçando o peso de Florianópolis como a sede do Startup Summit. “Por mais que sejamos 1% do território nacional, 3% da população do Brasil, temos 27 mil empresas de tecnologia. E o que é legal é que a nossa média anual de incorporações de novas empresas está em 4,4 empresas por ano. Então, é um estado super empreendedor. O que estamos vendo agora pelo mundo é que só nós, da Acate, por exemplo, estamos em 12 países diferentes com os nossos associados, fazendo parcerias. Muito graças ao Sebrae e Apex, que sempre nos convidam para avançarmos juntos”.
Cristina Mieko, gestora nacional do Sebrae Startups, apresentou números sobre o mercado brasileiro. “Esse é um grande evento construído a muitas mãos pelo ecossistema brasileiro de startups. Santa Catarina foi eleita a capital de startups por congregar esse espírito inovador”, destacou. Mieko comparou alguns dados dos Brasil, cujo mercado é gigantesco. Segundo ela, são mais de 213 milhões de potenciais consumidores, além do PIB, das riquezas do país e do momento de crescimento da economia.
Já fomos um país que gera somente commodities, hoje nos destacamos em relação aos produtos de valor agregado, principalmente tecnológico.
Cristina Mieko, gestora nacional do Sebrae Startups
Recorde no Web Summit
O Web Summit Lisboa anunciou nesta terça-feira (12) que esgotou a venda de ingressos. São 71.528 pessoas de 153 países diferentes. O Pavilhão Brasil, que neste ano expandiu para ampliar os debates, pitches e a exposição das micro e pequenas empresas inovadoras, mostrou na abertura um pouco dessa integração. Entre as autoridades que circularam no espaço brasileiro, o vice-chanceler alemão Robert Habeck conversou animadamente com os integrantes da comitiva brasileira que lá estavam.
Nós trouxemos 400 startups este ano, sendo 90 expositoras, com um terço delas da Amazônia para mostrar a agenda da bioeconomia, essa vantagem que o Brasil tem na área da economia verde. A edição 2024 está sendo muito marcante.
Bruno Quick, presidente do Sebrae Nacional.
Fonte: SEBRAE
Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui