A Receita Federal comunicou que o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) agora aceita, em formato alfanumérico, as informações referentes ao Número do Imóvel na Receita Federal (NIRF) e ao código do imóvel no Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB). Dados enviados nesse padrão não serão mais rejeitados pelo validador do LCDPR.
Vale lembrar que o prazo final para a entrega do LCDPR é 30 de maio.
Leia também:
- A incompetência digital do fisco e a submissão dos contribuintes
- Restituição à vista! Receita vai liberar consulta ao 1° e maior lote do IR 2025
- Alerta Produtor Rural! LCDPR adaptado ao formato alfanumérico!
- Comissão aprova parcelamento de doações junto ao Imposto de Renda
- A Batalha das Marcas: 5 Casos de Registro que Moldaram o Mercado
O que é o LCDPR?
O Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) é uma obrigação fiscal criada pela Receita Federal para produtores rurais que tiveram receita bruta anual superior a R$ 4,8 milhões no ano anterior.
Esse documento serve para registrar, de forma digital e detalhada, todas as receitas, despesas e movimentações financeiras relacionadas à atividade rural.
Basicamente, o LCDPR funciona como um controle financeiro digital para o produtor rural, registrando todas as transações feitas no dia a dia da propriedade, como vendas de produtos agrícolas, compras de insumos, pagamentos de trabalhadores e outros custos relacionados ao negócio rural.
Leia também: Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para Produtor Rural a partir de fevereiro
Para que serve o LCDPR?
O objetivo é garantir que as receitas e despesas da atividade rural sejam registradas de forma precisa e transparente, facilitando o acompanhamento fiscal pela Receita Federal.
Além de ser uma exigência para fins fiscais, o LCDPR também tem uma função importante para o próprio produtor, pois permite que ele organize melhor suas finanças, possibilitando uma visão mais clara da saúde financeira da sua atividade rural.
Isso pode ser útil para a tomada de decisões estratégicas, como avaliar custos, identificar áreas de maior lucratividade ou mesmo planejar investimentos no futuro.
Em poucas palavras o LCDPR:
- Registra todas as movimentações financeiras da atividade rural.
- Facilita a declaração do Imposto de Renda, evitando problemas com o Fisco.
- Ajuda no planejamento financeiro, permitindo que o produtor tome decisões mais estratégicas.
- Garante mais transparência na gestão do agronegócio.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
O post Alerta Produtor Rural! LCDPR adaptado ao formato alfanumérico! apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil