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Os brasileiros são atormentados dia e noite por ligações indesejadas no celular e no fixo. Para resolver os problemas de muitas pessoas que se sentem incomodadas com estas ligações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou o portal “Qual Empresa Me Ligou?”, por meio do qual é possível identificar a quem pertence o número que está realizando consecutivas chamadas.

Através da página você consegue identificar quem é o dono do número que realiza as chamadas e qual a empresa responsável pelas ligações. 

A Agência informou que a intenção é ajudar o usuário “no combate às chamadas abusivas de telemarketing”.

Muitas das vezes, essas ligações são feitas por empresas que fazem as famosas “robocalls“, chamadas curtas e automáticas que não dependem de um operador de telemarketing.

Facilitando para as empresas realizarem  ligações repetitivas, o que é bem frustrante para o consumidor.

Para inibir as famosas “robocalls”, desde 2022 é permitido às operadoras cobrar por chamadas de até três segundos, o que antes era proibido. As empresas se aproveitavam dessa brecha para disparar chamadas curtas, sem desembolsar qualquer valor por isso.

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Serviço não Perturbe

Também existe uma outra forma de você impedir que essas empresas fiquem ligando para você. Para isso, basta acessar o site  www.naomeperturbe.com.br.

  • Na página inicial, você deverá fazer um login, se já for usuário. Para quem não é, deve clicar em “quero me cadastrar” (e preencher o formulário com dados pessoais); 
  • Na sua página, clique em “Novo bloqueio”; 
  • Na tela de “Solicitar bloqueio”, insira seu número de telefone e marque as empresas das quais não deseja receber chamadas de telemarketing; 
  • Clique em “não sou um robô” e em “Validar bloqueio”; 
  • Preencha o código de 6 dígitos enviado por SMS; 
  • Veja o comprovante de solicitação de bloqueio. 
  • Pronto! Em até 30 dias, estes números serão impedidos de ligar para você.

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Como funcional “Qual Empresa Me Ligou?”

O primeiro passo é abrir o site pelo link ou acessando o endereço https://www.qualempresameligou.com.br/ no seu navegador.

No campo ‘Número de Telefone’, basta digitar o número que o sistema mostra quem é o responsável pelas chamadas.

Para prestar esse serviço ao consumidor, a Anatel vai usar a base de dados das operadoras telefônicas e pode identificar apenas números de empresas. Por enquanto, a Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo estão contribuindo com o portal.

O desejo da Agência é contar com outras prestadoras de serviços para reforçar o banco de dados.

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Fonte: Jornal Contábil
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