Todo trabalhador tem suas informações trabalhistas e previdenciárias registradas no banco de dados criado pelo governo federal, o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), esse extrato será seu maior aliado na hora de solicitar qualquer benefício do INSS .
Muitos brasileiros esquecem ou até mesmo por falta de informações deixam de acompanhar o seu extrato previdenciário e conferir se todos os dados trabalhistas e de contribuição estão corretos, evitando futuros transtornos.
Recentemente uma situação se tornou muito preocupante, principalmente para os Segurados do Regime Geral de Previdência(RGPS) que são aquelas pessoas que recebem o benefício por terem sofrido um acidente e ficado impossibilitadas na sua capacidade de trabalho.
Foi divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) fragilidades na segurança das informações do CNIS mantido pelo INSS, na qual identificaram acesso de perfis não autorizados na plataforma entre eles o de estagiários menores de idade, aposentados, pessoas mortas e ex-funcionários terceirizados.
O INSS já reconheceu a gravidade do problema e afirma que existe possibilidade de melhora, mas que o sistema ainda está em processo evolutivo, pois anteriormente o CNIS era mantido por consórcio de órgão do governo.
Segundo o INSS, já existe hoje uma equipe especializada em tecnologia da informação (TI), trabalhando na correção desses erros e no aumento da segurança da plataforma.
Por isso é sempre muito importante conferir essas informações que estão no seu extrato do CNIS:
- Nome do Empregador;
- Período de trabalho;A Remuneração/Salário recebido;
- Contribuições realizadas pela Guia da Previdência Social (GPS) por conta própria ou como prestador de serviço.
Para ter acesso ao Extrato de Contribuições(CNIS):
- Faça login no Site Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer;
- Clique em “Baixar PDF”;
Você também pode agendar para pegar o documento no INSS, Para isso:
- Faça login no Site Meu INSS;
- Clique em: agendamentos/solicitações;
- Clique em: Novo Requerimento;
- Digite o nome do serviço e siga as orientações.
Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível:
Ligue para 135.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Aposentado fique atento no seu Extrato do INSS apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui