A aposentadoria é um dos principais benefícios concedidos pelo INSS. Existem várias categorias de aposentadoria, cada uma com suas regras e especificidades. De modo geral o segurado precisa cumprir dois requisitos para garantir o benefício: idade mínima e tempo de contribuição.
Os segurados que receberam a aposentadoria, mas discordam do valor determinado para o benefício, podem pedir a revisão.
Nesse artigo vamos explicar como fazer o pedido da aposentadoria e como requerer a revisão de benefício. Continue conosco!
Quais são os canais disponibilizados pelo INSS para que segurados solicitem a aposentadoria e que beneficiários peçam a revisão do provento?
Esses serviços estão disponibilizados pelo aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento no número de telefone 135.
Solicitação da aposentadoria
O segurado que pretende requerer o benefício pelo Meu INSS, precisa primeiramente fazer o cadastro. O segundo passo é conferir se o período de recolhimento junto ao INSS está correto no CNIS. A terceira dica é digitalizar os documentos exigidos para o pedido, isso simplifica o processo.
Vale lembrar, que fazer o cálculo do benefício desejado é de suma importância, pois assim o segurado tem uma noção da categoria de aposentadoria que pode garantir mais vantagens e valor dela.
Passo a passo para a solicitação da aposentadoria:
- Acesse a plataforma Meu INSS;
- Faça o login da sua conta;
- Escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
- Selecione a modalidade de aposentadoria desejada (por idade, por tempo de contribuição, especial, entre outras);
- Clique na opção “Atualizar” para confirmar as informações pessoais cadastradas. Depois da confirmação selecione a opção “Avançar”;
- Responda o questionário sobre sua vida profissional;
- Preencha as informações e anexe os documentos solicitados;
- Informe o CEP do local onde mora. Essa informação é necessária para que a plataforma indique o posto de atendimento mais próximo. Também aparecerá um campo para dados bancários;
- Confira se tudo está correto, selecione a opção que afirma que todos dados foram lidos;
- Por fim, clique em avançar.
Revisão da aposentadoria
Como foi dito no início do artigo, os aposentados do INSS que não estão contentes com o valor do benefício, podem requerer a revisão do provento. Ela comumente ocorre quando a aposentadoria é concedida com o valor menor que o pretendido pelo contribuinte. O prazo máximo para isso é de 10 anos, após o primeiro pagamento.
Solicitação de revisão da aposentadoria
A revisão da aposentadoria deve ser solicitada pela internet, através do portal Meu INSS. Para isso não é preciso que o beneficiário compareça até uma das unidades da autarquia.
Veja como é o passo a passo:
- Acesse o Meu INSS (pelo site ou plataforma). Para que o acesso seja disponibilizado o segurado precisa informar o número do CPF e a senha cadastrada;
- Na barra de pesquisa, digite “Revisão”;
- O sistema solicitará a atualização seus dados de contato;
- Selecione atualizar, confira os dados e altere algumas informações, se for preciso;
- Clique em “Avançar”.
Importante: O INSS dará alguns avisos explicando que ao solicitar a revisão do benefício, todo o cálculo será corrigido, desse modo existe a chance da aposentadoria ter seu valor reduzido ou até mesmo do segurado perder o benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Aposentadoria do INSS: Como pedir o benefício e como solicitar a revisão? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui