Imagem por @rawpixel.com / freepik / editado por jornal contábil

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganharam ações na Justiça contra o Instituto vão receber em abril, algo em torno de 1,9 bilhão e RPVs (Requisições de Pequeno Valor). Cerca de 122,4 mil segurados devem ter acesso ao dinheiro neste lote mensal.

Vão ter direito a um RPV (atrasados no máximo de 60 salários mínimos), ação já concluída pela Justiça. Neste ano está previsto um valor de R$ 72.720.

Segundo informações, ao todo, quase 96,5 mil processos são relacionados  a benefícios pagos pelo o INSS, ou benefícios assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesta conta também estão os pedidos de revisão  e de auxílio-doença do INSS.

Como é realizado o pagamento dos atrasados?

A Justiça, mensalmente paga os atrasados no valor de até 60 salários mínimos, conhecido como RPVs (Requisições de Pequeno Valor). O valor é liberado quando o juiz emite uma ordem de pagamento.

Desta forma, quando um segurado ganha uma ação contra o INSS na Justiça, referente a um processo de revisão ou concessão de benefício, passam a ter acesso aos atrasados, que representam as diferenças devidas no decorrer do tempo que tiveram que esperar durante anos anteriores pela vitória na Justiça.

Quando será pago?

O cronograma é organizado pelos TRFs (Tribunais Regionais Federais) para a liberação do depósito dos recursos financeiros. Para você saber quando o seu dinheiro será liberado para ser sacado, precisa realizar uma consulta de RPVs disponível no Portal do Tribunal Regional Federal responsável.

Ao entrar no Portal, você deve fornecer o número do processo, nome do advogado responsável, número da RPV e outros dados que serão questionados conforme o TRF da sua região.

Para os aposentados que têm direito a valores acima de 60 salários mínimos, o valor será pago através de precatórios. Neste caso, as regras são bem diferentes para a liberação do dinheiro.

Para saber se seu nome está na lista de pagamento, entre no site do TRF, responsável pela a ação, para fazer uma consulta.

Os Tribunais Regionais Federais são divididos em 5 regiões, suas sedes estão localizadas em Brasília (TRF 1ª Região), Rio de Janeiro (TRF 2ª Região), São Paulo (TRF 3ª Região), Porto Alegre (TRF 4ª Região) e Recife (TRF 5ª Região).

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

O post Aposentados e pensionistas podem ter direito a R$ 2 bilhões em atrasados apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui