Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil

Os aposentados por invalidez podem solicitar ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) um adicional de 25%, neste caso terão que comprovar que necessitam de ajuda de uma pessoa para realizar as atividades diárias.

O adicional pode ser acrescido na aposentadoria por invalidez do segurado que conseguir comprovar que precisa de ajuda de terceiros para reralizar suas atividades diárias. 

O INSS possui uma lista de doenças que podem ter direito do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez, nos casos que exija permanência contínua no leito ou incapacidade permanente para as atividades diárias

Cegueira total

Perda de nove ou dez dedos das mãos

Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores

Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese não for possível

Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível

Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese não for possível

Alteração das faculdades mentais com grave perturbação

Outros segurados não têm direito ao adicional de 25% no benefício, esse direito é garantido apenas aos aposentados por invalidez.

Como solicitar o adcional de 25%

O audicional de 25% pode ser solicitado no momento  da aposentadoria por invalidez junto ao INSS ou após estar aposentado. Neste caso, será necessário passar por perícia médica. 

A avaliação da perícia médica dirá se o aposentado tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício. Após a perícia no INSS, o resultado ainda depende de aprovação do supervisor da perícia médica.

Pedir o serviço

Entre no Meu INSS;

Clique no botão “Novo Pedido”;

Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

O post Aposentados por Invalidez terão direito a um adicional de 25% apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui