Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

Nos dias de hoje, infelizmente, tem sido cada vez mais comuns a realização de golpes direcionados a aposentados e pensionistas. Em geral, as atividades criminosas se desdobram através do empréstimo consignado disponível para essa parcela da população. 

Tais conjunturas, tem deixado diversas pessoas mais apreensivas e tensas, devido ao medo de cair em um golpe financeiro. Isto não somente percebido no senso comum, onde se fala bastante do tema, dado que segundo um levantamento do Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), revelou que pesquisas por “golpe do empréstimo consignado”, aumentaram relevantemente de uns tempos para cá. Somente em abril, o apurado registrou uma elevação de 250% nas referidas buscas. 

Sendo assim, tornou-se cada vez mais necessário trazer ênfase nas medidas de segurança frente às ações criminosas, que se reinventam constantemente.  Em suma, muitas recomendações são as mesmas, com foco na proteção de seus dados pessoais. 

Além destas dicas mais tradicionais de segurança, uma boa medida é bloquear o empréstimo consignado oferecido pelo INSS, pois, de certa forma, você já esta comunicando ao instituto, antecipadamente, que não está interessado nos créditos. Aliás, caso você deseje contratar o serviço posteriormente, é perfeitamente possível desbloqueá-lo. Ambos os procedimentos podem ser realizados diretamente pela internet. 

Dicas de segurança frente ao “golpe do empréstimo consignado”

Confira, algumas iniciativas que podem ser tomadas a fim de garantir uma maior segurança: 

  • Não conceda informações pessoais para qualquer terceiro que entrar em contato, solicitando dados desta natureza; 
  • É recomendado realizar a contratação de empréstimo, pessoalmente, ou quando você está certo que o canal digital utilizado é legítimo; 
  • Sempre pesquise sobre a suposta empresa ou entidade que entrou em contato com você. Em resumo, acesse sites e outros canais oficiais, e procure se informar sobre o CNPJ, em questão; 
  • Não faça pagamentos ou transferências antecipadas. Em geral, empresas que atuam nestes serviços, não solicitam este tipo de cobrança, pelo menos, não as corretas; 
  • Sempre reúna documentos relacionados a transação, é muito recomendado pedir, ao menos, uma cópia do contrato; 
  • Caso não esteja interessado em um empréstimo consignado, bloqueie a possibilidade junto aos canais do INSS. 

Como bloquear o empréstimo consignado?

Quanto ao bloqueio do empréstimo consignado do INSS, o procedimento é bem simples, até porque, como dito, a medida pode ser feita via internet, sem a necessidade de sair de casa. Veja um guia a seguir: 

  1. Acesse o aplicativo ou site “Meu INSS”; 
  2. Informe o CPF e senha cadastrada (em casos de primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro); 
  3. Busque pela opção “Novo Pedido”; 
  4. Procure pelo serviço desejado, no caso a opção: “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”. Para facilitar, digite o nome na barra de pesquisa; 
  5. Preencha os dados solicitados e siga as instruções indicadas na tela;
  6. Pronto!

Durante o processo será solicitado algumas informações obrigatórias, como o CPF do titular, ou  termo de tutela, curatela ou guarda, caso o pedido esteja sendo feito por um representante legal. Neste segundo caso, também será necessário apresentar um documento de identificação oficial do representante. 

Vale ressaltar que quem deseja realizar o procedimento contrário, ou seja, desbloquear os empréstimos, as etapas são as mesmas que as descritas pelo guia acima. Ademais, quem deseja fugir dos meios digitais, o pedido também pode ser realizado ligando no número 135.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui