Fonte: gov.br

O reajuste salarial é um direito anual de todo trabalhador garantido pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) que obriga as empresas a concederem o aumento de salário. O valor é registrado na folha de pagamento e segue o acordo firmado com o sindicato da categoria. Portanto, todos que trabalham segundo o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) podem receber o reajuste em seus proventos.

Por falta de planejamento, muitas organizações não se preparam e quase perdem a cabeça para realizar os pagamentos, sem sofrer com nenhum processo trabalhista. Para que as organizações consigam sempre os melhores resultados, é necessário contar com colaboradores motivados.

Portanto, assim como toda empresa precisa planejar objetivos, otimizar e avaliar as metas alcançadas, é preciso também administrar sua equipe de trabalho e todas as questões que a envolvem.

Um dos principais tópicos que abrange o planejamento administrativo relacionado aos funcionários é a respeito da folha de pagamento. Por isso, a empresa precisa organizar todas as informações e tarefas para que o fechamento da folha seja feito corretamente. Calculá-la realmente não é algo tão simples.

Quer conhecer o assunto mais a fundo e o que diz a lei a respeito? Então essa leitura vai te ajudar.

O que diz a lei sobre o reajuste salarial anual?

O reajuste salarial é um aumento de salário anual obrigatório. Esse ajustamento é firmado por meio de um acordo dos profissionais com os devidos sindicatos firmados com as empresas.

Através da Convenção Coletiva de Trabalho, os funcionários têm seus salários ajustados em função das mudanças econômicas do país, como a inflação, por exemplo. Para não comprometer a vida financeira do empregado, a remuneração é revista com frequência.

Os valores de reajuste variam conforme os sindicatos e seguem sempre a data estabelecida pelo acordo com eles. O reajuste salarial normalmente ocorre no primeiro dia útil do mês acordado entre empresa e sindicato.

As obrigatoriedades do reajuste salarial estão descritas no artigo 611 da lei da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Já o  artigo 10 também expõe as obrigatoriedades da lei e sua determinação em relação ao reajuste salarial. Diz a lei:

“Art. 10. Os salários e as demais condições referentes ao trabalho continuam a ser fixados e revistos, na respectiva data-base anual, por intermédio da livre negociação coletiva’.

O que significa data-base?

Você percebeu que no artigo da lei é mencionada a data-base. Isso significa a data em que ocorrem as negociações de reajuste salarial e de benefícios do colaborador. Esse é o período em que passa a valer o acordo coletivo e o reajuste salarial negociado entre empresa, empregado e sindicato.

O que é o reajuste salarial na folha de pagamento?

O reajuste salarial é um aumento feito baseado na inflação e em outros fatores econômicos que deve ser realizado todo ano. Todas as empresas e sindicatos profissionais devem respeitá-lo e cumpri-lo.

O objetivo do reajuste salarial na folha de pagamento é preservar o poder de compra dos trabalhadores com carteira assinada em relação à inflação de cada ano. Assim, eles passam a ter uma remuneração mais adequada aos fatores econômicos atuais. Por se tratar de uma obrigatoriedade, as empresas precisam estar preparadas.

Existe um prazo para o reajuste de salário?

Não há uma data oficial para um reajuste salarial. Tudo depende do acordo realizado entre sindicato, funcionários e empresa. Normalmente, há um processo de discussão para que se chegue em um acordo sobre o valor deste reajuste salarial.

Apenas quando o acordo entre as partes é homologado pode se falar em uma data para que o reajuste seja aplicado. É comum que os acordos ocorram nos primeiros meses do ano, entre os meses de maio e junho.

O que compõe o acordo salarial?

O reajuste salarial não é obrigatoriamente apenas o valor do salário. Os acordos podem incluir pontos como aumento do vale-refeição e vale alimentação. Esse valor é descontado do vale-transporte  e horas extras.

Conclusão

O reajuste salarial é um direito do trabalhador, previsto por lei, onde é feito um aumento de salário anual obrigatório. Em regra, tal reajuste poderá ser firmado por meio da convenção coletiva de trabalho, onde os empregados têm os seus salários ajustados em função das mudanças econômicas ocorridas no país.

E mais: devido a alta da inflação e outros motivos econômicos, para que o trabalhador não perca seu poder aquisitivo, é preciso que seja realizado o reajuste salarial anual. Este é obrigatório por lei e definido em forma de porcentagem.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

O post Aumento de salário: todo trabalhador tem esse direito? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui