No mundo atual, as ferramentas de tecnologia, tem promovido uma verdadeira revolução em nosso modelo de trabalho. De fato, os benefícios da automação de marketing tem tornado o processo de promoção mais fácil, menos desgastante e mais conveniente do que nunca – liberando tempo e energia dos profissionais para se dedicarem a outras áreas do negócio.
No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco sobre as ferramentas que fazem a automação de marketing e você vai entender como elas atuam e de que forma podem contribuir para o sucesso de uma empresa, bem como conhecer os tipos e as mais famosas do mercado. Acompanhe conosco.
O que é a automação de marketing?
De uma forma mais direta, podemos dizer que a automação de marketing é a prática de utilizar softwares e ferramentas de tecnologia para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Com a utilização dessas ferramentas é possível identificar melhorias, pontos de problemas, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.
Embora a automação envolve tecnologia, ela não se resume somente a isso pois envolve estratégia e ações tomadas pela equipe de marketing. De acordo com o hubspot, a definição mais aproximada seria a de que:
” Automação de marketing é o processo de utilização de software e tecnologia para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing online.”
E para entender como isso pode ajudar sua empresa, vamos conhecer algumas das ferramentas, pois com certeza você já teve contato com algumas delas nas empresas com que se relaciona no dia a dia e pode acabar utilizando na sua.
Quais as principais ferramentas?
As ferramentas mais comuns são:
Chatbot – utilizado por empresas tanto em redes sociais como facebook, quanto no próprio site. Nessa ferramenta, um “robô” previamente programado atende o usuário em suas demandas mais comuns e provê respostas a questionamentos e solicitações em horários que a empresa não tem como dispor de um funcionário para isso.
Exemplos mais famosos são o Manychat e o Chatfuel
Automação de Email Marketing – nessas ferramentas é possível pré agendar emails a serem entregues para os leads dentro de suas listas. Egoi e Mailchimp São as mais famosas
Ferramentas de redes Sociais – algumas ferramentas permitem agendamento, auto responder e monitoramento de suas publicações em redes sociais como Instagram, facebook ou Pinterest.Isso ajuda a ter resposta mais rápidas e diminuir esforços empregados na comunicação nessas redes. O Hubspot e Buffer podem ajudar bastante nisso por exemplo.
Ferramentas Multifuncionais
O que tem feito sucesso mesmo no quesito automação são ferramentas que reúnem o famoso “tudo em um” , com um pacote completo. RD Station, a HubSpot e o Mautic(gratuito) São as mais famosas desse estilo.Suas funcionalidades e experiência são as mais robustas, sendo possível criar estratégias de nutrição de leads, bots de conversa, gestão de e-mail marketing, conteúdo, redes sociais e muitas outras opções.
As ferramentas também possibilitam a integração com sistema CRM, mas não exige o conhecimento de programação para realizar as operações.Ao conectar os canais de comunicação de uma marca, a plataforma auxilia no monitoramento de visitas do website e, a partir disso, ajuda na criação de estratégias de envio e construção de fluxos de automação.
Alto custo ainda é determinante na escolha
Embora essas ferramentas sejam altamente importantes e de grande ajuda, seu preço alto ainda é um empecilho para pequenas e médias empresas implementarem. Algumas ferramentas custam a partir de 800 dolares por mes e tem planos que chegam facilmente a 3200 dólares. Sim, existem ferramentas gratuitas como o mautic que é de código aberto, mas por outro lado ele exige uma equipe mais capacitada tecnicamente. Então o preço e a necessidade também tem de ser avaliadas.
Por que é importante adotar essas ferramentas?
Os motivos para adotar ferramentas de automação, são inúmeros e devem ser considerados durante a análise do investimento, como:
-Melhorias na gestão do tempo;
-Fazer com que seu funil de vendas seja mais eficiente;
-Melhorar a eficiência nas vendas;
-Promover melhorias na comunicação com o cliente;
-Facilitar a aquisição e também a nutrição dos leads(lembrando que leads bem nutridos geram sempre tickets maiores;
-Promover redução de custos;
-Fomentar no lead a preparação para tomar a decisão de compra.
Esses são só alguns dos exemplos de como essa estratégia pode ajudar sua empresa.
Conclusão
Conforme demonstrado acima, automatizar o marketing é compensador, pois investir visando crescimento escalável e redução de trabalho manual vale a pena, casos de sucesso existem aos monte no mercado nacional e internacional. Além disso, há a perspectiva de gerar mais vendas com redução de CAC.
Com os motivos explicados acima em mente é fácil entender o motivo pelo qual a automação de marketing é um processo tão desejado pelo mercado.Sim, esses processos precisam de uma implementação adequada, principalmente quando se trata de uma equipe que irá utilizar a ferramenta., mas é um investimento com uma possibilidade de retorno bem alta.
Esperamos que as informações tenham sido úteis e tenha ficado clara a importância da automação de marketing nos tempos atuais para todo tipo de negócio.
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Fonte: Jornal Contábil
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