Quem tem direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) com direito de receber mensalmente o valor de um salaráio mínimo (R$ 1.212 em 2022) vai poder ter acessoa ao empréstimo consignado. De acordo com o governo, quem recebe o BPC poderá comprometer até 40% da sua renda para poder quitar as percelas do crédito.
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em março deste ano, publicou um documento que autoriza a liberação do empréstimo para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, os bancos ainda não estão oferecendo a linha de crédito para o BPC. Segundo informações, as instituições financeiras ainda estão fazendo ajustes técnicos, desta forma, vai depender de cada banco a decisão de começar a oferecer o consignado ao BPC, conforme informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O empréstimo consignado é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. É muito solicitado pelos funcionários públicos, aposentados e pensionistas.
As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Logo, uma parte da sua renda vai ficar comprometida antes mesmo de o dinheiro cair na sua conta.
Uma das vantagens do consignado é possuir taxas de juros inferiores às demais linhas de crédito do mercado.
Uma recomendação do Serasa, é que a pessoa não deve solicitar o consignado para pagar compras do dia-a-dia.
Consignado para BPC
A pessoa que recebe o BPC poderá usar 35% da sua renda para solicitar o empréstimo consignado e mais 5% para o cartão de crédito consignado (ou seja, será comprometido 40% do valor do benefício).
Serão cobrados juros de 2%, sendo possível parcelar o pagamento em 48 meses. O desconto será automático na folha de pagamento. Para sua maior segurança, o INSS recomenda não fazer a contratação do empréstimo consignado por telefone, para evitar golpes.
A contratação deverá ser feita diretamente em bancos ou financeiras. O cidadão nunca deve passar informações pessoais e de benefícios por telefone, evitando que indivíduos mal intencionados use seus dados para praticar golpes.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Beneficiados pelo BPC já podem pedir o empréstimo consignado? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui