O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está com previsão de que ainda no mês de fevereiro, os beneficiários do INSS passem a ter a possibilidade de liberação de crédito consignado por biometria e à distância.
Uma nova instrução normativa será criada para regulamentar a nova medida, que está sendo aguardada pelos bancos credores desta modalidade de empréstimo. Uma vez implementado o sistema, os aposentados e pensionistas não precisarão passar por uma agência bancária para solicitar o recurso.
Os bancos também participarão do processo de liberação remota do consignado do INSS para aposentados e pensionistas do instituto. A liberação será feita por meio de biometria, de forma facilitada por todos os que tiverem interesse na linha de crédito. De acordo com muitos especialistas, a novidade tende a ser mais segura e evitar fraudes.
Leia também: Bolsa Família será relançado no início de março
Como vai funcionar a contratação à distância
Ainda será necessário esperar a publicação das normas pelo INSS, porém a contratação remota deverá ser feita através de aplicativo. Por meio da biometria, o segurado liberará o acesso para solicitar o crédito de onde estiver.
Vale destacar que a biometria dos aposentados e pensionistas foi publicada como regra para os bancos em novembro de 2022. As instituições tinham 60 dias como prazo para implantar a inovação em seu banco de dados. O prazo, portanto, se esgotou ainda na primeira quinzena de janeiro de 2023.
É esperado que o INSS publique as regras para contratação do consignado remoto ainda em fevereiro, sem data definida. As pessoas que estão cadastradas na autarquia precisam fornecer a digital aos bancos, sob risco de serem descredenciadas e sem possibilidade de solicitar o empréstimo.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as instituições financeiras ainda aguardam o lançamento das regras para liberar a nova função.
Leia também: Novidades no Bolsa Família a partir de março
O que é a biometria facial?
A biometria facial é a checagem por escaneamento que, através de cálculos matemáticos, comparam fotos da face de uma pessoa, com os seus documentos pessoais e bancos de dados públicos, que garantem a veracidade e similaridade entre todas essas variáveis.
A empresa pública que possui este banco de dados oficial para checagem, chama-se SERPRO.
Através do seu produto Biovalid, é que se tornou possível todas as confirmações biométricas e faciais, com a segurança jurídica necessária para aberturas de empresas de maneira virtual, validação para prova de vida e, recentemente, para o acesso e contratação de créditos consignados.
Uma das grandes vantagens da modalidade de contratação remota está na prevenção de fraudes e golpes. Afinal, muitos criminosos utilizam os dados dos aposentados para fazer o empréstimo no nome deles.
Com a biometria, ninguém será capaz de se passar pela outra pessoa. Apenas o beneficiário poderá atestar que é ele por meio da digital, por exemplo. Além disso, sem precisar ir a uma agência, o risco de sofrer com a ação de golpistas é ainda menor.
Ainda não há data para liberação do consignado do INSS pelo aplicativo, mas isso deve acontecer dentro das próximas semanas.
O post Biometria facial será a nova forma de solicitar crédito consignado do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui