Estimativa para a alta temporada é de uma movimentação de R$ 157,7 bilhões.

Cerrado brasileiro foi considerado um dos 25 melhores destinos para viajar em 2025, segundo a NatGeo. Foto: Embratur.

O setor turístico é um dos que mais tem se beneficiado com o momento de estabilidade da economia brasileira, gerando emprego e renda para uma extensa cadeia de pequenos negócios. De acordo com relatório da Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo, o segmento cresceu 37% em 2023, o que significa R$ 218 bilhões de expansão. No total, no ano passado, o país recebeu 5,9 milhões de estrangeiros – uma alta de 62,7% em comparação a 2022.

O crescimento neste ano já caminha para um novo recorde. Dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, mostram que, nos dez primeiros meses de 2024, mais de 5,4 milhões de turistas internacionais desembarcaram no Brasil. Somente em outubro, foram 508,7 mil chegadas. O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior. A maior parte dos visitantes é da Argentina (1,58 milhão desde o início de 2024), seguido dos Estados Unidos (572 mil) e do Chile (518 mil).

“O Brasil é o único que tem seis biomas no mundo, isso é representativo para o mundo. Tivemos também o melhor mês de outubro da história, no setor aéreo. Houve um aumento de 6,5% em relação ao ano passado, o que representa cerca de 8,3 milhões de passageiros voando pelo Brasil, no período. A nossa criatividade e nossa cultura são essenciais para este fluxo, pois gera oportunidades, empregos e inclusão. Hoje no Brasil, existem 1,78 milhão de empresas no setor de Turismo. Desse total, 97,4% são de pequenos negócios. O empreendedorismo atua em conjunto em todos os segmentos do Turismo”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Turismo cívico movimenta a economia no Distrito Federal. Foto: Thiago Sousa/Embratur.

Oportunidades

A projeção para a alta temporada – período entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 – é de um faturamento de R$ 157,7 bilhões de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante representa um crescimento de 1,7% em relação ano anterior. O segmento de Serviços é o que mais apresenta oportunidades para a criação de novos negócios no verão, especialmente áreas como turismo, saúde, beleza e estética.

Conheça algumas sugestões de negócios com grande potencial durante esse período:

  • Guia de turismo – o verão é uma época com boas oportunidades para começar esse negócio. Em alta, os microempreendedores individuais (MEI) podem iniciar as operações oferecendo passeios na própria cidade e em municípios vizinhos;
  • Ecoturismo – organizar grupos para trilhas, pedaladas e aventuras também são oportunidades para ganhar dinheiro no verão;
  • Esportes – os empreendedores do litoral têm nas aulas de surf, stand up paddle, bodyboard, kitesurf e velejo um bom momento para investir. Analise também a possibilidade de oferecer outras escolinhas esportivas para os jovens nas férias, tais como vôlei de praia, futebol e slackline. Amplie as opções e aumente seus lucros;
  • Recreação infantil – a criançada ainda estará em casa antes de a família viajar. Então, aposte em atividades de recreação infantil para entreter a meninada. O empreendedor pode investir em colônia de férias ou até oferecer serviços diários de recreação infantil, em parceria com alguns condomínios;
  • Hospedagem para animais de estimação – como muitas pessoas viajam nas férias e nem sempre podem levar seus bichinhos, serviços de hospedagem para animais de estimação são bastante procurados no verão. Como diferencial para o negócio, além de oferecer hotelzinho, o empreendedor pode trabalhar com a parte de recreação animal para os donos se sentirem confortáveis em deixarem seus pets por mais tempo no estabelecimento;
  • Gastronomia – o período é de alimentação leve e saudável. Aproveite para oferecer sucos, sanduíches e até refeições congeladas para quem não quer perder tempo cozinhando na casa de praia ou no campo;
  • Moda praia – o verão pede um biquíni novo. A venda de vestuários e acessórios relacionados à temporada ficam aquecidas. Aproveite para oferecer óculos de sol, chapéus e bijuterias;
  • Produção de eventos – é a melhor época do ano para a área de entretenimento. Uma dica é oferecer serviços de organização de shows musicais e exposições culturais para movimentar bares, restaurantes e espaços de lazer.

por Sebrae

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Fonte: PORTAL CONTNEWS
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