O governo utiliza diversas ferramentas para acompanhar a economia do país e para obter informações sociais sobre a população brasileira, entre as diversas ferramentas, existe o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
O CAGED é um cadastro que todas as empresas devem realizar, com ele o governo se mantém informado sobre o número de empregados e desempregados no Brasil durante os períodos do ano.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda o que é o CAGED e como ele funciona.
Se informe!
O que é o CAGED?
O CAGED é um cadastro utilizado pelo governo para realizar o acompanhamento e fiscalização das relações de trabalho formais no Brasil. Com ele, o governo tem um direcionamento para gerenciar Programas como o Seguro Desemprego.
Com os dados obtidos, o governo cria medidas para evitar que as demissões aconteçam, esse cadastro é direcionado para todos os trabalhadores contratados pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Os dados levantados pelo CAGED servem para fornecer informações para o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Prazo de envio
O CAGED é elaborado sempre que acontece uma admissão, demissão ou alteração no contrato de trabalho de um funcionário de uma empresa, veja quais são os prazos de envio:
● CAGED diário: é elaborado no dia em que um novo colaborador é contratado na empresa. Outro caso em que o CAGED deve ser enviado é quando o trabalhador está no seguro desemprego ou já deu entrada no seu requerimento;
● CAGED mensal: deve ser enviado até o dia 7 do mês subsequente ao que aconteceram atualizações no quadro de funcionários da empresa.
O CAGED é enviado através das seguintes maneiras:
- eSocial;
- Formulário eletrônico;
- Aplicativo CAGED Net;
- Portal CAGED.
O CAGED foi substituído para as empresas privadas pelas informações prestadas no eSocial, facilitando a vida dos contribuintes. Portanto, as informações que antes eram informadas pelo CAGED, hoje sçao enviadas pelo eSocial.
As pessoas jurídicas de direito público e as organizações internacionais ainda são obrigadas a comunicar as admissões e demissões pelo CAGED.
Para a competência de dezembro de 2019 e anteriores, ainda é obrigatório o envio das informações pelo CAGED.
O que é o eSocial?
O eSocial é um sistema do governo cuja finalidade é facilitar o cumprimento das obrigações dos empregadores brasileiros, com este sistema diversas obrigações passaram a ser enviadas através do mesmo ambiente.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um sistema onde informações trabalhistas são enviadas ao Governo por meio de eventos.
As informações enviadas por meio deste sistema substituíram o CAGED para as empresas, agora as informações dos trabalhadores como contratação e demissão são enviadas por meio do eSocial.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
O post CAGED: Saiba o que é e como esse cadastro funciona apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui