Imagem por @leonidassantana / freepik

A Caixa Econômica Federal está liberando o dinheiro que os trabalhadores ‘esqueceram’ no PIS/Pasep. Tem direito quem exereceu atividades com carteira assinada terão direito ao abono salarial que é pago anualmente para o trabalhador que recebe até dois salários mínimos. O abono salárial paga um valor de um salário mínimo (R$ 1.212) para quem trabalhou 12 meses no ano-base ou um valor proporcional para quem exerceu ativdades com carteira assinada por 30 dias.

A Caixa está liberando o valor para quem não retirou o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020, que teve seu pagamento liberado em 8 de fevereiro e finalizado em 31 de março deste ano. De acordo com informações da Secretaria de Trabalho, ainda não sacaram o valor, cerca de 478 mil trabalhadores, sendo 125.624 referente ao PIS  e 353.100 referente ao Pasep.

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado ao trabalhador do setor privado, sendo a Caixa Econômica Federal responsável em realizar o pagamento.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Os valores são pagos de acordo com a quatidade de meses trabalhados com carteira assinada. Por exemplo, quem trabalhou 6 meses no ano-base 2020, receberá o valor de R$ 606,00.

Para saber se você tem dinheiro esquecido no PIS/Pasep, poderá consultar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, para isso será necessário fazer o login por meio de uma conta Gov.br.

Para as pessoas que tinham direito de receber o abono salarial mas não foram contempladas vão poder eeceber os valores. Basta fazer a solicitação do saque do PIS/Pasep que está disponível nas Superintendências Regionais do Trabalho mediante recurso administrativo.

Está disponibilizado o formulário de solicitação para a liberação do saque do PIS. No site do governo, usando o login é possível ver um passo a passo de como receber o abono salarial.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui