
O Carnê-Leão 2026 chega com mudanças importantes que afetam quem recebe renda de fontes no exterior ou de pessoas físicas no Brasil.
O objetivo é simplificar, padronizar e deixar o processo mais transparente, mas alguns pontos exigem atenção para evitar erros e multas.
Sua criação ocorreu em 23 de outubro de 1979, pelo Decreto-lei n.º 1.705. Esse carnê nada mais é do que um recolhimento obrigatório e mensal, calculado sobre a renda de pessoas físicas que não têm vínculo empregatício, mas recebem de outras pessoas.
Utiliza-se o carnê-leão para o recolhimento do IR da Pessoa Física que oferece serviço para outra Pessoa Física e outros profissionais.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda o que é o carnê-leão, quem deve pagar e preencher este documento, além de sua importância e alterações.
O que é o Carnê-leão?
Quem trabalhou de carteira assinada o pagamento dos tributos como Imposto de Renda de 2025 foi feito mensalmente, o desconto é automático na folha de pagamento.
Entretanto, quem exerceu suas atividades em 2025 como profissional autônomo e recebeu como Pessoa Física, o carnê-leão é como esse profissional pagará o seu Imposto de Renda de 2026.
Portanto, este documento é utilizado para realizar o recolhimento do IR do profissional que presta serviços para outra Pessoa Física.
Qual a importância do Carnê-leão?
Preencher o Carnê-leão mensalmente e ficar em dia com essa obrigação é um jeito de o contribuinte manter os seus rendimentos legalizados e pagos. Isso é essencial para a declaração de Imposto de Renda anual.
O principal objetivo desse pagamento antecipado é taxar e controlar as operações de valores que não tiveram seus tributos deduzidos na fonte pagadora, mantendo o contribuinte devidamente em dia com o fisco.
O fato do contribuinte estar dentro do limite de isenção apenas significa que não precisava emitir esse carnê. Entretanto, é necessário declarar qualquer valor ao fazer a Declaração Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), mesmo com os valores abaixo do limite, para não cair na malha fina.
Leia também:
- PIS 2026: empregada doméstica tem direito? Qual é a decisão atual?
- Receita abre nesta sexta (20) consulta a novo lote residual do IR
- Carnê-Leão 2026: quem precisa enviar, como preencher e mudanças
- STF decide sobre isenção de dividendos até o dia 24
- 7 erros contábeis para riscar do seu planejamento em 2026
Quem precisa utilizar o Carnê-Leão?
O carnê leão é obrigatório para autônomos que ganham acima da primeira faixa do Imposto de Renda 2026, e para outros cidadãos, como:
- Funcionários da justiça como: tabeliães, oficiais, notários, entre outros;
- Contribuintes com atividades relacionadas ao transporte de cargas;
- Pessoas com atividades leiloeiras;
- Produtores rurais;
- Quem recebe aluguel de imóveis.
Estão isentos de carnê-leão a Pessoa Física que trabalha para Pessoa Jurídica ou que tem vínculo empregatício com outra Pessoa Física (como empregados domésticos).
Mudança: Isenção para quem recebe até R$ 5 mil
Uma das grandes novidades do Carnê-Leão 2026 é a ampliação da faixa de isenção para contribuintes que recebem até R$ 5 mil por mês.
Na prática, isso significa que, se o cidadão atua como profissional autônomo e os rendimentos brutos mensais estão dentro desse valor, não precisa pagar Imposto de Renda, desde que respeitadas as demais condições do regime.
Segundo estimativas da Receita Federal, cerca de 16 milhões de brasileiros serão beneficiados com a isenção ou redução parcial do imposto em 2026.
Como preencher o Carnê-leão?
O carnê-leão pode ser preenchido pelo portal e-CAC da Receita Federal. É preciso ter uma conta nível ouro ou prata. Faça os seguintes passos:
- Entre no Portal e-CAC e faça login com sua conta gov.br.
- Acesse “Meu Imposto de Renda” e clique em “Acessar Carnê-Leão”.
- Cadastre/valide seus dados.
- Lance rendimentos mês a mês (com CPF do pagador e data).
- Lance despesas dedutíveis (se aplicável).
- Vá ao demonstrativo de apuração, verifique se há imposto a pagar.
- Emita o DARF e pague até o último dia útil do mês seguinte.
O não pagamento no prazo gera multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor, além de acréscimo de juros com base na taxa Selic acumulada.
Portanto, manter os pagamentos em dia é essencial para evitar dívidas com o Fisco.
O post Carnê-Leão 2026: quem precisa enviar, como preencher e mudanças apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


