Ciências Contábeis: 8 áreas que um contador pode atuar

Você sabia que existem diferentes áreas das Ciências Contábeis em que um profissional com essa formação pode atuar? Embora a profissão de contador seja a mais comum, ela não é a única que pode ser exercida por quem faz essa graduação.

O bacharel em Ciências Contábeis recebe uma formação em que pode lidar com diversas questões tributárias, contratuais, fiscais e patrimoniais. Isso o torna apto para seguir diferentes tipos de carreira.

Graças a essa gama de opções, a área de Ciências Contábeis é ideal para profissionais com habilidades e interesses diferentes. Além disso, oferece estabilidade e possibilidade de crescimento na carreira.

Dessa forma, para dar uma “forcinha” na sua carreira, preparamos a leitura a seguir. Vamos mostrar 8 possibilidades de atuação do profissional de contabilidade.

Leia também: Passivo Contábil: Conheça A Sua Importância Para A Empresa

Possibilidades de áreas de atuação 

1. Auditoria contábil

Essa é uma das áreas da contabilidade mais relevantes. Afinal, as atividades do profissional incluem a verificação dos processos de uma empresa, garantindo que estão de acordo com a legislação.  Assim, além disso, o auditor contábil realiza funções como:

  • análise das finanças e patrimônios do negócio;
  • verificação dos balanços e registros;
  • identificação de possíveis falhas de gestão;
  • definição de correções e solução de erros.

Essas responsabilidades do profissional são fundamentais para garantir o funcionamento normal da empresa.

2. Gestão financeira

A gestão financeira é uma das áreas que oferecem atividades diversificadas. O profissional pode trabalhar em órgãos públicos e entidades do terceiro setor.  Alguns exemplos:

  • Gerência financeira: realiza atividades ligadas à análise e interpretação de relatórios e dados das demonstrações contábeis. Ele faz a aplicação correta dos recursos e acompanha os processos, indicando falhas e recomendando soluções; 
  • Controller: responsável pela administração de questões tributárias e financeiras, busca de informações exigidas pela análise de custos e gestão de empresas, apoiando processos de fusão e cisão empresarial, entre outras atividades;
  • Direção empresarial: para crescer e garantir o sucesso do negócio, o empreendedor precisa de conhecimentos financeiros e contábeis. Dessa forma, a direção empresarial consegue tomar as melhores decisões e alcançar os resultados esperados.

3. Contabilidade empresarial

Essa área é a responsável pela demonstração de desempenho e resultados obtidos dentro de um período de uma empresa. A rotina de um departamento de contabilidade envolve conteúdos mais gerais da graduação na área. No cotidiano, o profissional realiza tarefas como:

  • apuração de impostos;
  • levantamento de estoque;
  • controle de contas a pagar;
  • recebimento e distribuição de lucros etc. 

Tornar-se contador empresarial é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. De modo geral, o profissional começa como assistente e, com o tempo de experiência e qualificação profissional, pode se tornar membro da diretoria da empresa ou do escritório. 

4. Análise contábil

O analista contábil ou financeiro é responsável pelos relatórios financeiros e demonstrativos contábeis de uma empresa. Com esses documentos, os administradores do negócio conseguem tomar decisões adequadas e que incentivem o crescimento da organização. 

Trata-se de um cargo importante, uma vez que o profissional estará envolvido, mesmo que indiretamente, nas deliberações da empresa. No cotidiano, ele analisa informações sobre lucros e perdas com o objetivo de orientar um sistema tributário mais adequado para o negócio.

5. Consultoria trabalhista

A contabilidade trabalhista é a área responsável por lidar com os deveres de uma empresa com seus contratados e o direito dos colaboradores. Para trabalhar nessa área, o profissional precisa ter conhecimento aprofundado das novas leis trabalhistas. 

Além disso, ele precisa planejar e desenvolver soluções que garantam uma boa relação de trabalho com os colaboradores. 

6. Perícia contábil

Muitas vezes, as funções do perito contábil podem ser confundidas com auditores. Mas há suas diferenças, claro.

A perícia contábil é responsável pela análise e apuração da utilização dos recursos financeiros, tanto de empresas quanto dos órgãos públicos.  A rotina profissional inclui a análise de documentos, comprovação da veracidade, busca por soluções de litígios e conflitos. O contador contribui, inclusive, em processos judiciais.

A principal diferença entre o perito e o auditor é que o primeiro é chamado judicial ou extrajudicialmente. A finalidade do profissional é encontrar provas que esclareçam controvérsias fiscais. 

Em empresas que apresentam maior complexidade das operações, como instituições financeiras e sociedades de capital aberto, o perito contábil é fundamental para o andamento das atividades. Isso porque ele oferece maior transparência às atividades da empresa.

Leia também: NFS-E Nacional Para MEI Começará A Valer Somente Em Setembro! 

7. Consultoria financeira

O conhecimento do profissional sobre contabilidade possibilita o trabalho na área de consultoria financeira.  O consultor analisa lançamentos de contas, indicando as melhores decisões. Isso vale tanto para profissionais autônomos quanto para empresas, em setores como:

  • tributos;
  • finanças;
  • comércio exterior;
  • contabilidade aplicada;
  • análise financeira;
  • sistemas;
  • controle interno, entre outros.

Em longo prazo, o consultor financeiro pode ajudar a empresa a obter economias substanciais no setor tributário.  O profissional auxilia na mudança do sistema tributário, se necessário, e pode eliminar produtos que não oferecem incentivos fiscais no mercado.

8. Contabilidade pública

Por fim, e não menos importante, está a gestão de órgãos públicos e que mais exige conhecimento profissional. Quando se trata do dinheiro público, incluindo o pagamento de impostos e outras contribuições, a responsabilidade é ainda maior.

No cotidiano, os profissionais que atuam nos Tribunais de Contas analisam relatórios de municípios e do governo do estado. Nesse processo, há o controle da aplicação de recursos financeiros, apontando desvios e fraudes. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post Ciências Contábeis: 8 áreas que um contador pode atuar apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui