A contagem regressiva para a implementação da Reforma Tributária já começou. Com as primeiras mudanças previstas para entrarem em vigor a partir de janeiro de 2026, o cenário impõe um desafio concreto às empresas de todos os portes: como se adequar de forma ágil, estratégica e sem prejuízos fiscais ao novo modelo que substituirá cinco tributos por um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) dual.
A urgência por planejamento se reforça com os recentes movimentos do governo federal, que anunciou a antecipação de parte das medidas da Reforma para pequenos exportadores, por meio do programa Acredita Exportação. A iniciativa deve permitir já a partir de 2025, a devolução automática de créditos tributários acumulados na cadeia de produção, como PIS e Cofins, para empresas que operam no Simples Nacional. O objetivo é preparar esses contribuintes para as regras do futuro IVA, acelerando o processo de transição e testando ferramentas digitais que servirão como base para a nova sistemática tributária nacional.
Nesse contexto de transformações estruturais, empresas precisam concluir o quanto antes sua adaptação ao novo modelo tributário. Eduardo Salvalágio, advogado tributarista do Grupo FiscALL, especializado em inteligência tributária e contábil, alerta sobre a importância de uma atuação preventiva e personalizada junto às empresas:
“A Reforma Tributária não será apenas uma mudança de alíquotas, mas de lógica tributária. As empresas que não iniciarem um diagnóstico fiscal desde já podem enfrentar aumento significativo de carga tributária, problemas de compliance e perda de competitividade. Em uma análise que realizamos de um contribuinte que possui uma margem muito alta de lucro, por exemplo, apuramos que ele terá um aumento de 47% com relação a atual carga tributária dele. Com planejamento antecipado, podemos reduzir esse impacto gerado na operação.”
Com sede em Santa Catarina e mais de 850 empresas atendidas anualmente, o Grupo FiscALL desenvolve projetos que proporcionam segurança fiscal e tributária e a viabilização de oportunidades empresariais para empresas de diversos portes e segmentos, com foco em ganho de eficiência, segurança jurídica e aproveitamento inteligente de créditos. A consultoria também oferece soluções integradas nas áreas fiscal, tributária, contábil, controladoria, financeiro e Proteção Patrimonial – pilares fundamentais para uma transição segura ao novo modelo tributário.
“O que nós do Grupo Fiscall temos tentado passar para nossos clientes é que a Reforma não se resume somente a esse primeiro momento, de implantação. Nesse primeiro e segundo ano, o impacto da Reforma ainda será pequeno, pois ainda estarão sendo utilizadas as alíquotas de calibração para esse período teste. Mas ainda existe muita coisa a ser escrita, através de leis complementares que certamente serão redigidas até 2033. Por isso, é necessário que as empresas tenham o entendimento que a Reforma Tributária será implementada em etapas, a longo prazo, e para evitar possíveis problemas e sanções fiscais, será extremamente necessário contar com parceiros de Gestão Tributária e Empresarial competentes durante todo esse período”, comenta Eduardo.
Pensando nesse novo cenário tributário que se acerca, a empresa desenvolveu a plataforma FiscALL Training, onde o grupo atua na formação continuada de profissionais do setor, promovendo cursos e fóruns especializados sobre temas como Simples Nacional, Lucro Real, Retenção na Fonte e Recuperação de Créditos Tributários. A ideia é preparar não apenas as empresas, mas também seus times internos, para uma nova era de gestão fiscal.
“O tempo de se adaptar é agora. O adiamento de decisões estratégicas pode custar caro, especialmente em um ambiente tributário que passará por muitas transformações ao longo dos próximos anos, e que já caminha para a automatização e a rastreabilidade total das operações”, conclui Salvalágio.
O post Com Reforma Tributária batendo à porta, planejamento tributário antecipado se torna primordial para adequação das empresas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil