A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou na última quarta-feira (21) o Projeto de Lei 3.608/2024, que permitirá o parcelamento de doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Nacional do Idoso diretamente na declaração do Imposto de Renda.
A proposta, um substitutivo do senador Jorge Seif (PL-SC) ao projeto original do ex-senador Beto Martins (SC), segue agora para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Leia também:
- Comissão aprova parcelamento de doações junto ao Imposto de Renda
- A Batalha das Marcas: 5 Casos de Registro que Moldaram o Mercado
- PL que permite cônjuge acompanhar no tratamento de câncer de mama é aprovado
- Entenda de uma vez por todas o Anexo IV: regras, alíquotas e dicas práticas para 2025!
- Neuromarketing na Contabilidade: Decifre a Mente do Cliente e Turbine os Resultados do Seu Escritório Contábil
Extensão e limite de 3%
Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, e a Lei do Fundo Nacional do Idoso (Lei 12.213, de 2010), já permitem que pessoas físicas deduzam essas doações do Imposto de Renda, com um limite de 6% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente.
O novo projeto estende essa regra ao Fundo Nacional do Idoso, permitindo que as doações sejam declaradas em seu valor integral e pagas em parcelas, conforme o número de quotas indicado pelo contribuinte. No entanto, ele limita a dedução para o Fundo do Idoso a 3% do imposto devido.
Leia também: Você já considerou realizar a doação do imposto de renda? Saiba como fazer!
Para o relator, a impossibilidade de parcelamento é “injusta” e desestimula a participação dos contribuintes. Ele argumenta que essa limitação operacional cria um descompasso entre o incentivo legal e o mecanismo restritivo, o que contraria os princípios de proteção integral e dificulta a captação de recursos essenciais para crianças, adolescentes e idosos.
Beto Martins, autor do projeto, justifica a medida como uma forma de ampliar a participação dos contribuintes no financiamento de políticas públicas, oferecendo maior flexibilidade nas doações por meio do Imposto sobre a Renda.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
O post Comissão aprova parcelamento de doações junto ao Imposto de Renda apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil