Muitos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão questionando valores baixos de aposentadoria apesar de terem contribuído por tantos anos.

Em muitos casos o valor baixo é devido a erros cometidos pelo próprio INSS durante o cálculo. Neste caso, é possível entrar com um pedido de Revisão, que poderá aumentar o valor do benefício.

Revisão do benefício

A Revisão permite que você solicite ao INSS realizar uma reanálise do benefício já concedido. O pedido é para que possam ser corrigidos alguns erros cometidos pela autarquia e dessa forma aumentar o valor do benefício.

O INSS quando concede um benefício, em alguns casos, comete erros que podem ser corrigidos. Os erros geralmente acabam prejudicando o beneficiário que recebe um valor menor do que o devido.

A revisão é indicada nos seguintes casos:

• reanálise do valor do benefício ou do tempo de contribuição considerado;
  • inclusão/alteração/exclusão de dependentes;
  • Apresentação de novos documentos.

Existe um prazo de 10 anos para que o segurado possa pedir ao INSS a revisão após o processo trabalhista. Dependendo do resultado, o beneficiário terá um acréscimo em sua aposentadoria.

Como solicitar a revisão do INSS

Para entrar com uma ação trabalhista é preciso ter o auxílio de um advogado. Esse profissional deverá avaliar os direitos do trabalhador e depois irá solicitar a revisão da aposentadoria através da Justiça.

Sendo verificado que realmente o INSS cometeu um erro no cálculo da sua aposentadoria, você deverá apresentar documentos que comprovem os anos que contribuiu junto ao INSS. O pedido da Revisão poderá ser solicitado pela internet sem precisar ir a uma agência do INSS.

Quem tem direito à revisão de aposentadoria no INSS?

Antes de solicitar a revisão, é necessário se você está dentro do prazo estipulado pela previdência.

Existem motivos que podem levar a um pedido de revisão em seu benefício:

• Erro na contagem de cálculo de tempo de contribuição;
  • Períodos trabalhados que não foram averbados;
  • Tempos especiais não considerados;
  • Erro na fórmula de cálculo;
  • Exclusão de salários de contribuição de maneira imotivadas;
  • Data errada de concessão da aposentadoria;
  • Modalidade de aposentadoria errada, dentre outros.

Ao perceber que houve erros na concessão de sua aposentadoria e estando dentro prazo, será possível solicitar a revisão. Lembrando que o prazo é de até 10 anos após o primeiro recebimento.

Recomendamos que neste caso você tenha o auxílio de um advogado. Ele vai auxilia-lo para verificar se você tem direito, até porque em alguns casos a revisão do INSS não beneficia o aposentado.

Pedir o serviço

• Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
  • Você também poderá fazer a solicitação pela central de atendimento do INSS, telefone 135.

O post Como aumentar o valor da aposentadoria do INSS apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.