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Sabemos que o INSS concede muitos benefícios aos cidadãos brasileiros. Há algum tempo fazer a consulta desses proventos era algo trabalhoso, mas atualmente podemos contar com a ferramenta Meu INSS.  A plataforma digital disponibiliza mais de 90 serviços aos segurados do INSS, a consulta das arrecadações é um deles.

Extrato de Pagamento do benefício

Esse serviço é fundamental para que o segurado verifique se há alguma irregularidade (valor da aposentadoria, data, banco onde recebe) no seu benefício.

Além disso, é possível que o beneficiário acesse os dados referentes a empréstimos consignados, décimo terceiro, entre outros.

Quais são as formas de tirar o Extrato de Pagamento do benefício?

O segurado pode tirar o Extrato de Pagamento do benefício se dirigindo até uma agência do INSS, mais próxima do local onde mora (é necessário fazer um agendamento antes), através do Meu INSS ou nas agências eletrônicas da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

Passo a passo para tirar o extrato pelo Meu INSS

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Para o primeiro acesso – realize o cadastro, clicando no botão “Login”, posteriormente selecione  “Cadastre-se”;
  • Crie uma senha com no mínimo 8 caracteres (letras e números); 
  • Para quem possui cadastro – selecione a opção “Login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
  • Acesse o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” e emita o documento.

Como consultar o Extrato Previdenciário pela internet?

A consulta do Extrato Previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS) também pode ser feita, através do Meu INSS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é um dos principais e mais completos documentos que o trabalhador possui na Previdência Social.

No extrato é possível acessar dados previdenciários, como:  nome do empregador, tempo de trabalho, remuneração recebida, arrecadações feitas na Guia da Previdência Social (contribuinte individual ou prestador de serviços).

Importante: O cadastro só está disponível para o segurado cadastrado no CNIS.

Passo a passo para consultar as contribuições feitas junto ao INSS

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Para o primeiro acesso – realize o cadastro, clicando no botão “Login”, posteriormente selecione  “Cadastre-se”;
  • Crie uma senha com no mínimo 8 caracteres (letras e números);
  • Para quem possui cadastro – selecione a opção “Login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
  • Acesse o sistema com sua senha, escolha a opção selecione  a opção “Extrato de Contribuição (CNIS)” e emita o documento.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Fonte: Jornal Contábil
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