Dentre os diversos benefícios intermediados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão os proventos destinados às pessoas incapacitadas de exercer suas funções de trabalho, seja por deficiência, acidente ou doença grave.
Acontece que para o receber os chamados benefícios por incapacidade, o segurado está sujeito a uma perícia médica, realizada pelo órgão. Em resumo, o procedimento é feito no intuito de comprovar a condição declarada pelo indivíduo, para assim viabilizar a concessão do benefício.
Como agendar e consultar a perícia médica?
O agendamento pode ser realizado de maneira totalmente digital, através da plataforma “Meu INSS”. Para lhe ajudar, confira o seguinte passo a passo de como agendar sua perícia:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Busque pela opção “Agendar Perícia”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Vá em “Perícia Inicial” (caso seja a primeira vez) ou “Perícia de prorrogação” (Caso já esteja recebendo o respectivo benefício);
- Siga as instruções e informe seus dados;
- Feito isso, basta concluir o pedido e aparecer na data, hora e endereço marcado.
Ps: caso você não queira realizar o pedido através dos canais virtuais, a perícia pode ser agendada ligando na central de atendimento do órgão, basta discar o número 135.
Quais documentos devem ser apresentados na perícia?
Previamente, é cabe dizer que a perícia do INSS, é realizada para concessão dos seguintes benefícios:
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas);
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte (somente em casos envolvendo incapazes)
A perícia médica exige a apresentação de determinados documentos, inclusive, aqueles que comprovam a situação de incapacidade. Em geral é preciso levar consigo no procedimento, a seguinte documentação:
- Documento de Identidade Oficial com Foto;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Comprovante de residência;
- Documentos que comprovem a condição (ASO, atestados médicos, exames, relatórios, receitas de medicamentos, laudos, entre outros);
Importante! O segurado ou responsável deve se certificar que os documentos estão devidamente atualizados, verificando se a data de emissão está respeitando um período inferior ou igual a três meses.
Enfim, como saber o resultado da perícia?
A consulta do resultado da perícia médica do INSS também é realizada através do Meu INSS, confira o passo a passo:
- Acesse a plataforma do Meu INSS
- Informe seu CPF e siga as orientações da plataforma;
- Procure pela seguinte opção “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
- Feito isso, agora basta baixar o PDF, que informará sobre o deferimento ou indeferimento do benefício, ou seja, se ele foi concedido ou não.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O post Como consultar o resultado da perícia do INSS? Confira apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui