O contador é um profissional de vital importância para cuidar da saúde financeira dos negócios. Todavia é preciso que estas pessoas cuidem da sua saúde mental. Você sabia que os contadores estão entre os profissionais mais propensos ao estresse e à depressão?
O risco à saúde pode se dar por vários fatores como a constante atenção e concentração exigidas, além da elevada pressão por cumprimento de prazos. A profissão contábil vivencia diariamente situações de pressão, cobrança e estresse, e que se não forem controlados ao longo do tempo, podem afetar a saúde emocional destes profissionais.
O que seria a saúde mental?
De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Ainda segundo a OMS, o local de trabalho afeta diretamente o bem-estar físico, mental, econômico e social dos trabalhadores e, por sua vez, a saúde de suas famílias e da comunidade.
Leia também: Como Lidar Com A Saúde Mental Do Contador Em Tempos De Burnout?
Saúde mental do contador
Nos últimos três anos as discussões sobre a preservação da saúde mental dos trabalhadores nunca esteve tão em alta. A pandemia da Covid-19 aflorou esse problema e acentuou em quem já vinha lidando com essas questões.
Nessa linha, funcionários sobrecarregados, estressados ou desmotivados tendem a perder produtividade. Essa questão também precisa ser levantada para os contadores e profissionais de contabilidade, isso porque, um erro nesta área pode gerar multas e problemas mais graves para os clientes.
Além disso, um contador estressado tende a não pensar fora da caixa e acaba deixando oportunidade de melhoria para o escritório contábil e também para os clientes que ele atende. Assim como o erro médico pode custar vidas, no caso do contador pode causar grandes prejuízos, entre outras consequências.
Desse modo, um trabalhador adoecido tem a atenção comprometida, cometendo mais erros, e sua relação com colegas e chefia pode ser abalada. Um estudo realizado em Londres, na Inglaterra, apontou que a depressão custa às empresas brasileiras mais de 300 bilhões de reais em perda de produtividade.
Além disso, fatores individuais, sociais e econômicos também podem ser fatores de risco. Assim, dificuldades pessoais ou familiares e problemas financeiros, aliados às demandas relacionadas ao trabalho, podem, às vezes, ter efeitos negativos na saúde mental desta categoria.
Em suma, para ajudar a manter os talentos dentro da empresa e amenizar a saúde deste profissional, é vital investir na correta saúde mental. Mas como fazer isso?
Como preservar a saúde mental da categoria
1 – Ambiente no trabalho mais descontraído
Um ambiente de trabalho pesado, muitas vezes, pode contribuir para aumentar o nível de tensão dos colaboradores. Nesse sentido, criar uma atmosfera descontraída, com distribuição equilibrada das tarefas, pode ser o segredo para manter a saúde mental da equipe.
Assim, ações envolvendo palestras, treinamentos e troca de informações entre os empregados e seus líderes é recomendada. A empresa também precisa manter um canal de comunicação sempre aberto para que os empregados possam recorrer em caso de queixas ou dúvidas. Mas caso a empresa não tenha estrutura suficiente para isso, pode haver pelo menos a indicação de pessoal habilitado para atendê-los no dia a dia.
2 – Incentivar atividades físicas
As atividades físicas trazem benefícios para o corpo e para a mente, mas nem sempre o profissional tem tempo disponível para se dedicar à academia ou até mesmo para fazer uma caminhada.
Existem vários educadores físicos que disponibilizam serviços específicos para empresas, como exercícios laborais e atividades recreativas. Os momentos de lazer também são essenciais para manter uma boa saúde mental e podem fazer parte do dia a dia da própria empresa.
3 – Incentivar a interação entre as equipes
A empresa deve evitar ao máximo aquele clima distante entre as pessoas no escritório. Afinal, uma das consequências do isolamento é prejudicar a saúde mental dos trabalhadores. Utilizar ferramentas que incentivem a interação entre eles torna-se algo essencial para o bem-estar de todos.
Que tal criar o costume de realizar um happy hour e outras confraternizações como parte do calendário interno? No entanto, é preciso ir além do básico e realmente ouvir suas equipes a respeito do tipo de interação que preferem.
4 – Realizar eventos voltados para a saúde mental
Uma das formas de cuidar da saúde mental no trabalho é realizar eventos para relaxar. Um bom exemplo são aulas de yoga e alongamento. Adote este serviço de forma rotineira. Outra opção é escolher um dia do final de semana e promover o dia do relaxamento e da yoga, por exemplo. Os colaboradores devem relaxar, deixar os problemas de lado e aproveitar para voltar renovados para o trabalho.
5 – Palestras e rodas de conversas
A empresa pode investir em palestras e rodas de conversas entre os contadores e profissionais da área da saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e pessoas que motivem outras são algumas opções para trazer para dentro da empresa.
Leia também: Saúde Mental Dos Contadores: Como Identificar A Depressão?
Conclusão
Por fim, os escritórios de contabilidade precisam saber da importância da saúde mental no trabalho de sua equipe e as medidas que devem ser implantadas para evitar sofrimentos.
Caso sejam detectados problemas, cabe à organização dar total apoio e segurança. Afinal, saúde mental é um assunto sério que merece muita atenção e cuidado por parte de todos.
O post Como cuidar da saúde mental dos profissionais de contabilidade? apareceu primeiro em Contabilidade é na Rede Jornal Contábil – Portal de Notícias.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui