O turismo é um dos setores que mais sofreram com a pandemia do novo coronavírus. Segundo dados da Associação Brasileira Indústria Hotéis (ABIH), 90% das reservas e eventos em hotéis já foram cancelados ou adiados em 2020.
Esses números deixam evidentes um cenário preocupante: as empresas já não pensam mais em prejuízos, mas sim na possibilidade real de falência.
À medida que elas se tornam cada vez mais globalizadas, a tendência é que eventos imprevistos como a atual crise provocada pela Covid-19 terão um efeito cada vez mais devastador.
O gerenciamento de crises nesses períodos pode assumir várias formas: neste caso, veio em formato de restrição de viagens implementada pelos governos, como uma precaução necessária para resguardar a saúde das pessoas.
Por esse motivo, as organizações hoteleiras precisam desenvolver uma nova perspectiva sobre destinos, crescimento, engajamento e segurança.
Quais são as áreas mais importantes para concentrar esforços e como fazer com que o planejamento seja colocado em prática? A maneira como as redes hoteleiras lidam com essas questões é crucial para amenizar o impacto da crise no setor.
Listo abaixo algumas recomendações que podem evitar a paralisação da operação e os prejuízos dos negócios.
Cuidados com hóspedes e funcionários durante uma crise global
Atender às necessidades dos hóspedes e funcionários ao passo que os eventos ocorrem e ter um plano de fácil implementação ajudarão a mitigar os riscos do negócio e criar um ambiente seguro em tempos tão difíceis.
A principal mensagem deve ser focar na segurança de todas as pessoas nos hotéis, sejam colaboradores ou clientes.
Quando os hotéis conseguem entregar uma mensagem de calma e ordem, o efeito é a eliminação do pânico e de incidentes que podem gerar mais incertezas.
No caso de uma pandemia como o vírus da Covid, é essencial que os hóspedes saibam que medidas o hotel está tomando para garantir sua segurança.
A colocação de placas visíveis nos banheiros, bem como os ajustes nas operações comunicando que o hotel está tomando as precauções transmite confiança aos hóspedes, o que ajuda a reduzir a insegurança em situações incertas, além de garantir resultados no futuro.
A importância da flexibilidade
Flexibilidade nas operações é essencial para o sucesso da operação em tempos de dificuldade econômica.
Dependendo das instalações envolvidas, pode significar o fechamento de algumas partes do hotel para se adaptar e obter maior economia de custos.
Quanto ao marketing, essas ações devem ser ajustadas ou, em alguns casos, descontinuadas e, talvez, investir apenas em marketing digital para se adaptar à demanda em tempos de incerteza.
Quanto às reservas canceladas, não há o que fazer. O melhor nesses casos é oferecer datas alternativas aos hóspedes em potencial.
Da mesma forma, quando for necessário cancelar, devem ser fornecidos reembolsos fáceis e ter políticas flexíveis de alteração de data.
Nesses casos, as políticas de cancelamento devem ser relaxadas. As decisões baseadas em empatia acabam sendo recompensadas.
Melhorar o gerenciamento de cobrança
Embora as crises sejam temporárias, elas podem ter efeitos a longo prazo no gerenciamento e na estratégia de cobrança de hotéis.
Cuidar de hóspedes e colaboradores é a prioridade da companhia, por esse motivo é fundamental considerar um período de crise em seu planejamento, mesmo quando a onda negativa passar.
Comparar as reservas atuais com as registradas há um ano é útil para ter uma imagem mais precisa dos níveis de demanda esperados, que serão afetados pela nova situação.
Os eventos devem ser monitorados, pois afetam todo o setor, inclusive a concorrência, e podem servir como uma base para uma comparação mais precisa com a finalidade de obter uma melhor perspectiva do estado atual da demanda. Esses insights ajudarão na orientação de estratégia futuras.
Qualquer que seja a ferramenta de gerenciamento de cobrança usada, o período de crise deve ser registrado adequadamente nos relatórios para ser consultado ou usado como referência no futuro.
Deve-se incluir o número de dias em que os negócios foram afetados e quando a demanda retornou ao patamar do ano anterior, o que dará a perspectiva real do impacto de uma crise no negócio e, ao mesmo tempo, ajudará na adaptação de modelos de previsão com objetivo de não causar mais interrupções.
Lembre-se de que o foco nos dados para antecipar estratégias em tempos de crise é a melhor maneira de superar a ansiedade e se concentrar em áreas que podem ser controladas.
Este é um fator muito relevante quando a preocupação e o estresse estão no seu nível mais alto.
Trabalhar com especialistas e assegurar que as soluções corretas estejam prontas o mais rápido possível ajudará a formar um plano de gerenciamento de crises eficiente.
Em outras palavras, o mais importante é cuidar de hóspedes e funcionários e adotar medidas de proteção nas instalações para garantir a saúde, a segurança e o bem-estar de todos no hotel.
Por Antonio Brito, Sr. Principal, Digital & Value Engineering, Infor LATAM
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Fonte: Jornal Contábil
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