Para quem não é inteirado, o score do Serasa trata-se, basicamente, de uma pontuação que tem por objetivo avaliar o comportamento financeiro do consumidor com o passar do tempo. Dessa forma, uma pontuação baixa significa maiores problemas relacionados à gestão de finanças pessoais, assim como uma pontuação alta, em geral, representa o perfil de alguém que arca com suas dívidas e mantém suas contas em dia.
Em geral, uma pontuação “ruim” muitas vezes aflige alguns brasileiros, principalmente, quando o assunto é a contratação de serviços financeiros, como cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos, Isto porque, uma das principais consequências direcionadas a quem tem um baixo score, é a relevante dificuldade de conseguir crédito.
À grosso modo, isto ocorre, pois, uma má classificação no Serasa é sinônimo de uma reputação ruim no mercado de crédito. Ou seja, as instituições que operam com os serviços, enxergam o sujeito em questão, como um “mal pagador”, sendo alguém que não arca devidamente com suas dívidas e representa um alto risco de inadimplência.
Quer saber como aumentar o score de crédito e melhorar sua reputação no mercado? Continue conosco e confira as dicas abaixo.
- Leia também: É possível pedir um empréstimo com o nome sujo?
Sobre o score do Serasa
Como previamente dito, o score nada mais é que uma pontuação que avalia o comportamento financeiro dos brasileiros, enquanto consumidores. Ela vai de 0 a 1.000, e classifica o perfil do sujeito entre “muito baixo” (0 a 300), “baixo” (301 a 500), “boa” (501 a 700) e “excelente” (701 a 1000).
Quanto mais alto for a pontuação, menor será o risco de inadimplência que o indivíduo representará para o mercado. Portanto, melhores serão as chances do consumidor conseguir contratar serviços de crédito com boas condições (juros e parcelamento).
Diversos aspectos causam efeitos no score, de modo que para manter uma pontuação é preciso adotar bons hábitos, tais como: bom histórico de pagamento, não ter dívidas ou pendências no CPF, manter as contas e débitos ativos em dia, dentre outros fatores.
Como melhorar minha pontuação?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a pontuação é dinâmica, logo, não existe uma fórmula mágica que irá trazer melhorias para o seu perfil financeiro. O aumento do score no Serasa leva tempo, por isso uma das principais dicas é: procure não deixá-lo cair. Isto é, evite de todo modo deixar pendências registradas no seu nome, pois, tal situação tem grande peso na pontuação.
Sendo o score de crédito um reflexo do controle da sua vida financeira, a melhor forma de aumentá-lo é começar a criar bons hábitos financeiros, tais como, pagar as contas em dia, não estar sempre a mercê do cartão de crédito, evitar compras de valores muitos altos que não cabem no seu bolso.
Uma estratégia interessante é não usar todo o limite do seu cartão. O controle é a ferramenta essencial para que você possa ter uma melhoria em suas relações de crédito. Ainda sim, recomendável não deixar o crédito de lado, pois, é através dele que muitas vezes o Serasa avalia seus comportamentos, junto às faturas. No caso de dividas pendentes, o ideal é sempre renegociar para manter o nome limpo.
Outra dica de ouro é ativar o Cadastro Positivo junto ao Serasa. Isto porque, um bom histórico de pagamentos junto ao órgão, influencia em 55% da sua pontuação. Além disso, procure eventualmente consultar o seu score, pois, esta atitude também demonstra uma responsabilidade para com a vida financeira.
O post Como melhorar meu score no Serasa? Veja algumas dicas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui