Como saber se meu pedido está parado no INSS?

Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), existem cerca de 1,8 milhão de pedidos parados no INSS.

Esses dados foram coletados pelo órgão em 30.09 e divulgados no dia 05.10.2020.

Do total, cerca de 800 mil pedidos parados no INSS se encontram nessa situação porque o segurado deixou de apresentar os documentos necessários para a concessão do seu benefício.

Vale destacar que o prazo para a apresentação de documentos está suspenso.

Isso significa na prática que o segurado possui mais tempo para providenciar a documentação necessária e garantir que a análise do seu pedido seja feita de forma mais breve.

Esses documentos podem ser enviados pela internet, através do site Meu INSS ou diretamente nos postos de coleta (drive-thru) ou agendando um horário na agência.

No post de hoje vamos explicar o que fazer no caso do seu caso fazer parte desses pedidos parados no INSS e quais medidas você pode tomar já! Confira!

Pedidos parados no INSS: por que esse pode ser o seu caso?

Existem diversos motivos pelos quais existem pedidos parados no INSS.

Em sua grande maioria, esses pedidos não foram concluídos porque o segurado não comprovou suas contribuições.

Em alguns casos, o segurado simplesmente deixou de apresentar a documentação necessária.

Em outros, as informações apresentadas não conferem com aquelas existentes no órgão.

Caso a sua solicitação seja um dos pedidos parados no INSS, é interessante tomar algumas medidas.

Checar o CNIS

O CNIS, ou Cadastro Nacional de Informações Previdenciárias, é um banco de dados no qual ficam armazenadas informações sobre todos os trabalhadores e segurados da Previdência.

Em alguns casos, os dados presentes no CNIS não condizem com a situação do segurado e podem atravancar o pedido de um determinado benefício.

Erros no valor do salário-contribuição, vínculos de emprego que não foram identificados, vínculos extemporâneos, entre outros, são questões que costumam impedir que o processo siga.

Caso você seja um dos casos de pedidos parados no INSS, verifique seu cadastro no CNIS e avalie se todas as informações estão corretas.

Caso não estejam, providencie os documentos adicionais (se necessário) e apresente uma petição junto ao INSS solicitando a correção.

Repasse de contribuição

Todos os empregados que trabalham com carteira assinada, tem o INSS recolhido pelo empregador.

Porém, existem casos em que o empregado não recolhe a contribuição ou faz o repasse no valor errado.

Por mais que isso não seja uma culpa sua, isso pode atravancar seu pedido de benefício junto à Previdência Social.

Apesar disso, analisando o CNIS e identificando esse problema, você pode prontamente apresentar documentos que comprovem o vínculo e declarem o valor do salário.

Com isso o problema é resolvido e o processo volta a tramitar normalmente.

Comprovação de insalubridade / periculosidade

Existem casos em que o segurado solicita um pedido de aposentadoria especial, contudo não faz a comprovação da exposição aos agentes nocivos, ou seja, não junta os documentos necessários para comprovação do prejuízo a sua saúde.

Nesses casos, o pedido também pode ficar parado.

Já falamos aqui no blog sobre os documentos necessários para o pedido de aposentadoria especial.

Vale a pena checar a lista e ver quais são os documentos que faltam para o seu pedido ser concedido.

meu inss

Falta de documentos ou documentos rasurados

Alguns segurados apresentam documentos como a carteira de trabalho, por exemplo, sem folhas, fotos, ou com anotações rasuradas.

Nesses casos, é muito comum que o INSS pare o processo e peça documentos adicionais ao segurado.

Antes de juntar os documentos certifique-se de que estão em bom estado e procure anexar todos os documentos que comprovem o seu histórico de contribuição.

Pedidos parados no INSS: o que fazer?

Se você faz parte das estatísticas e a sua solicitação é um dos pedidos parados no INSS, você tem basicamente duas medidas a tomar.

Os segurados que já foram notificados para apresentar documentos ou informações adicionais precisam fazê-lo o quanto antes.

O INSS informa todos os segurados por SMS ou pelo portal meu INSS.

Assim, cheque qual é a sua situação.

Em muitos casos, o segurado pode adicionar documentos complementares diretamente no site, sem qualquer complicação.

Ou ainda, pode agendar uma visita e entregar a documentação.

Caso exista a dificuldade de obter um documento específico, ou exista a negativa do responsável em concedê-lo ao segurado, o ideal é buscar a ajuda de um advogado previdenciarista.

Em alguns casos, medidas como um mandado de segurança, por exemplo, podem ser suficientes para a obtenção de documentos e/ou informações.

Para quem ainda não foi notificado pelo INSS, é essencial ter uma postura proativa e checar no meu INSS qual é a situação do seu processo.

Como os prazos para apresentação de documentos estão suspensos, o segurado tem tempo para buscar os documentos sem que isso acarrete no arquivamento do seu processo.

Portanto, é hora de aproveitar essa oportunidade e fazer com que o seu processo se mova.

Pedidos parados no INSS: quando pedir auxílio

Se você não sabe quais são os documentos que precisam ser apresentados ou têm dúvidas sobre como obtê-los, fazer uma consulta a um profissional pode ser uma boa medida.

Em alguns casos, é necessário entrar com um processo na Justiça para que o INSS se manifeste, em outras o INSS não reconhece todos os pedidos e nestes casos também precisamos de uma ação judicial.

Lembrando que não é obrigatória a presença de um advogado para dar entrada no pedidos junto ao INSS, porém, contar com um auxílio especializado pode evitar questões no processo administrativo que costumam atrasar a concessão do benefício.

Em caso de dúvidas, vale a pena procurar o auxílio de profissionais com experiência no mercado.

Por hora, todo segurado que faz parte da lista de pedidos parados no INSS deve agir de forma proativa para receber seu benefício o quanto antes.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: Patrícia Würfel, Especialista em Direito Previdenciário.

Imagem: Patricia Wurfel Advocacia Previdenciária

O post Como saber se meu pedido está parado no INSS? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Com você 24 horas por dia.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui