Quer saber se você está neste quinto lote de restituição do Imposto de Renda? A partir das 10h de hoje, quinta-feira, você já pode consultar se faz parte da lista do 5º lote de restituição. Mais de 358 mil contribuintes estão neste lote e serão pagos mais de R$ 562 milhões.
Contudo, hoje será apenas uma consulta, pois o pagamento será realizado no dia 30 de setembro. Os primeiros pagamentos foram feitos em 31 de maio para os grupos prioritários – pessoas com deficiência ou doenças graves. Desde o segundo lote, pago em junho, a ordem dos pagamentos segue a ordem da entrega da declaração para os grupos não prioritários.
Embora não exista uma regra clara sobre a ordem das declarações, é comum que aqueles que declaram antes sejam priorizados para receber a restituição. Ou seja, neste lote, vão receber os que deixaram para declarar na última hora.
De acordo com a Receita Federal, mais de 350 mil pessoas estão incluídas neste quinto e último grupo e R$ 562 milhões vão retornar para os contribuintes.
Você não sabe como realizar essa consulta? Vamos ensinar a seguir.
Como fazer a consulta ao lote do Imposto de Renda?
Em tempos de crise, um dinheiro extra é sempre bom, não é mesmo? Então para saber se o seu nome está no quinto lote de restituição, basta acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Pessoa Física. Veja os passos a seguir:
Pelo site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Informe o CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Pelo aplicativo Pessoa Física:
- Baixe o app Pessoa Física – disponível para Android e iOs;
- Faça login;
- Clique em “Consultar Restituição”;
- Pronto! Você terá acesso às informações.
Onde será depositado o valor da minha restituição?
A restituição é paga na mesma conta que você informou no ato da declaração do Imposto de Renda. Se você não lembra qual conta informou, não tem problema. Ao consultar sua restituição pelo site ou app, a Receita Federal informa:
- O nome do banco e número da agência em que o depósito será feito;
- O número do lote;
- A partir de qual data o pagamento estará disponível (no caso do 5º lote, 30 de setembro);
- A “Situação da Restituição”.
Outra forma de verificar a conta cadastrada é olhando o recibo de entrega da declaração ou as últimas páginas do extrato de declaração, onde existe a seção “Informações Bancárias”.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post Como saber se minha restituição do IR está liberada? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui