O Meu INSS é uma ferramenta digital criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços e solicitação de benefícios da instituição. 

Nela o cidadão também poderá acompanhar o andamento do seu pedido pelo número do seu CPF. Veja neste artigo como fazer esse procedimento. 

Como ter acesso a essa plataforma?

Digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular. São mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS. 

É importante lembrar que os trabalhadores que não quiserem ou não puderem acessar a ferramenta Meu INSS, podem solicitar seus pedidos, através da Central de Atendimento, pelo número de telefone 135 ou irem a uma agência do INSS.

Cadastro no Meu INSS

Para ter acesso às informações, o contribuinte precisa ter uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha o cidadão poderá utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com.

Para realizar o cadastro, são necessários: CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. 

Quais pedidos de serviços podem ser realizados no Meu INSS?

Essa ferramenta possibilita que o trabalhador solicite diversos serviços e benefícios, de forma rápida e fácil, através da internet.

A documentação poderá ser digitalizada ou fotografada. Além disso, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido.

Veja alguns dos serviços que podem ser solicitados pela plataforma:

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão.

Como realizar a consulta de benefícios no Meu INSS?

A consulta é feita de maneira simples, acompanhe o passo a passo, a seguir:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS, com seu usuário e senha (eles podem ser únicos para  todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com);
  • No menu, selecione a “Meus Benefícios”;
  • Serão apresentados todos os benefícios ativos e todos os pedidos realizados;
  • Selecione o requerimento enviado ao INSS e saiba a situação do benefício.

Quais são as possíveis respostas para as solicitações?

Existem três possíveis respostas para os pedidos do benefício, são elas: 

  • pedido habilitado (a solicitação está em análise pelo INSS), 
  • deferido (o benefício foi aprovado e será concedido);
  • indeferido (a solicitação foi analisada e negada).

Por: Ana Flávia Correa

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Fonte: Jornal Contábil
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