Caixa tem Imagem por @artalvesmon / freepik - editado por Jornal Contábil

O Caixa Tem é um aplicativo criado pela Caixa Econômica Federal, utilizado para ter acesso à Poupança Social Digital, que é tipo de conta gratuita aberta pelo banco para facilitar a distribuição de benefícios como o auxílio emergencial, FGTS Emergencial, Benefício Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (BEm), além do Bolsa Família.

O aplicativo possibilita a consulta dos saldos e extratos, pagamento de contas e boletos, realização de saques e transferências, compras pela internet (utilizando o cartão de débito virtual gerado gratuitamente no próprio aplicativo).

Como ele também é possível realizar compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha de cartão de crédito do estabelecimento comercial.

Lembrando que o Caixa Tem só possibilita pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação e até R$ 1.200 por dia.

Como se cadastrar no Caixa Tem?

Podem usar o app todas as pessoas que recebem algum dos benefícios sociais citados acima (auxílio emergencial, FGTS Emergencial, BEm e Bolsa Família).

Vale ressaltar que não é necessário ser correntista da Caixa, basta ter direito aos benefícios.

E para se cadastrar, basta baixar o Caixa Tem no celular, disponível para Android e IOS, clicar no botão “Entrar” e selecionar a opção de novo usuário. O aplicativo solicitará alguns documentos como CPF e RG, além do envio de uma foto sua (selfie).

Como realizar transferências?

  • Na tela inicial, escolha a opção “Transferir dinheiro”;
  • Depois entre nas opções de digitar agência e conta ou a partir da leitura de um QR Code;
  • Insira os dados necessários e confirme a operação.

Como realizar pagamentos?

  • Na tela inicial do aplicativo, acesse a opção “Pagar suas contas”;
  • Escolha entre digitar o código de barras do boleto ou escanear com a câmera;
  • Depois confirme seus dados e digite a senha para aprovar a transação.

Como realizar saques?

  • Acesse a opção “Saque sem cartão”, que permite sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas;
  • Logo em seguida, um código é gerado para ser passado ao atendente da lotérica ou digitado no caixa eletrônico;
  • Escolha o valor e a retirada da quantia.

Para as pessoas que têm contas em outros bancos e aplicativos de pagamento, também é possível transferir o dinheiro pelo PicPay ou Mercado Pago e realizar o saque em algum caixa da rede Banco24Horas.

Também é possível gerar o boleto pelo Nubank e realizar o pagamento usando o app Caixa Tem, assim o dinheiro é depositado direto na conta da fintech.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui