Imagem: foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

No último mês, o Governo Federal enfim anunciou a abertura das inscrições do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após uma longa espera dos brasileiros que desejam ocupar cargo de técnico da autarquia. Em suma, o edital prevê o prometido, ofertando quase 1 mil vagas com remuneração de R$ 5.905,79 por mês e jornada de 40 horas semanais, 

As inscrições foram encerradas no último dia 04 de novembro para os interessados que tenham nível médio completo. Ao todo são cerca 1 milhão de inscritos concorrendo a 950 vagas, sendo 90 resguardadas às pessoas com deficiência (PCDs) e outras 202 voltadas aos candidatos negros. 

A prova objetiva está programada para acontecer ainda no próximo dia 27 de novembro, e contará com 120 questões em modelo de certo ou errado. Sendo assim, é de suma importância que os candidatos inscritos estejam por dentro de maiores detalhes referentes a avaliação. 

Como será a seleção?

Para selecionar os candidatos a técnico do seguro social, o INSS utilizará duas etapas, ambas de responsabilidade do Cebraspe. A avaliação classificatória será formada por questões objetivas e curso de formação. 

A prova objetiva será aplicada no dia 27 de novembro em todos os municípios que abrigam as 97 agências regionais. Os resultados saem em 22 de dezembro. Em suma, os candidatos terão que responder questões atreladas aos seguintes campos do conhecimento: 

  • 50 questões de conhecimentos básicos – Português, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Ética no Serviço Público, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemática; 
  • 70 questões de conhecimentos específicos atrelados a seguridade social. 

Quanto ao curso de formação, os candidatos deverão cumprir com 180 horas presenciais, recebendo um auxílio financeiro equivalente a 50% da remuneração do cargo. A etapa será realizada nas seguintes cidades: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Quantos pontos são necessários para passar na prova?

Para ser aprovado nas avaliações objetivas e seguir para o curso de formação o candidato precisa alcançar uma nota superior as seguintes pontuações: 

O post Concurso do INSS: Qual é a pontuação mínima para passar na prova? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui