Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil

O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, conhecido como Auxílio Gás, entrou em vigor recentemente. O Auxílio Gás é o programa que ajudará famílias de baixa renda a comprarem o gás de cozinha, já que o produto teve um aumento considerável no preço nos últimos meses.

De acordo com o calendário do Auxílio Brasil, o pagamento do Auxílio Gás vai começar em 18 de janeiro de 2022. O valor do benefício será de R$ 52 para quem tem o 1 como final de Número de Inscrição Social (NIS). Em 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem tem NIS terminado em 0.

Contudo, as famílias que residem nas cidades de Minas Gerais e Bahia que tiveram decretada situação de calamidade pública devido às chuvas fortes já estão com o benefício liberado.

Como realizar o saque do Auxílio Gás?

Para quem deseja saber como sacar o Auxílio Gás, veja a seguir as principais formas de fazer a retirada do dinheiro. São elas:

Saque sem cartão – O saque sem cartão é feito por meio do aplicativo Caixa Tem e deve ser solicitado pelo celular. Para isso, informe seus dados pessoais para acessar a plataforma.

  • Escolha a opção “saque sem cartão” no menu inicial; 
  • Clique em “gerar código para saque”; 
  • Informe o valor desejado do saque; 
  • Digite a senha para liberar a solicitação; 
  • Vá até um caixa eletrônico e informe o código.

 Outra opção é ir até uma casa lotérica e pedir ao atendente que libere o saque apresentando o código e um documento de identificação. 

Saque com cartão – O governo não disponibilizou um cartão específico para que os beneficiários possam receber o pagamento do novo auxílio, sendo assim, quem deseja saber como sacar o Auxílio Gás deve utilizar o cartão e a senha do antigo Bolsa Família.

Prioridade para Minas Gerais e Bahia

O governo federal já liberou o auxílio gás para famílias de 100 municípios atingidos por chuvas intensas neste mês. A expectativa é que o benefício seja repassado a mais de 108 mil famílias em todo o país.

Terão direito ao repasse pessoas de cidades dos estados de Bahia e Minas Gerais que decretaram calamidade em razão dos impactos dos temporais que atingiram os municípios nas últimas semanas.

O auxílio gás foi aprovado em outubro e sancionado em novembro. O programa tem previsão para durar 5 anos e irá conceder pagamentos bimestrais, de modo que cada cota será no valor de, ao menos, 50% sob o preço médio do botijão de gás de 13 kg. 

Neste caso, basta ir até uma agência lotérica e apresentar o cartão e um documento pessoal com foto. Depois, informe a senha e o valor que deseja sacar. Feito isso, o atendente irá confirmar a transação e disponibilizar o valor e o comprovante de saque.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Tem direito a receber benefício apenas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550). 

Além disso, também podem receber o auxílio gás as famílias que tenham pessoas que morem no mesmo domicílio e receba benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.

Calendário do Auxílio Gás para janeiro

O pagamento é liberado de acordo com número final do NIS. Confira a seguir as datas para o mês de janeiro:

O post Confira como sacar o Auxílio Gás apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui