Confirmado novo repasse do FGTS aos trabalhadores

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é um dos principais programas aos quais os trabalhadores de carteira assinada de todo o país tem direito de receber.

Todavia, apesar do direito dos trabalhados ao FGTS, o Fundo de Garantia é conhecido por ser um benefício limitado a algumas razões específicas que permitem o saque de seus valores.

O motivo para isto é que o benefício tem como premissa formar uma poupança para que os trabalhadores possam usar em situações emergenciais, como no caso de uma eventual demissão.

Nesse sentido, quando os brasileiros descobrem um novo repasse dos valores do FGTS, normalmente a notícia é muito comemorada pelos trabalhadores. E saiba que haverá uma nova movimentação este ano.

Isso porque já está confirmado uma nova liberação do lucro gerado pelo FGTS aos trabalhadores. O lucro é uma excelente oportunidade para aproveitar os recursos do Fundo de Garantia.

Distribuição do FGTS em 2023

O lucro do FGTS em 2023 será repassado para todos os trabalhadores brasileiros que tinham saldo nas contas do Fundo de Garantia no dia 31 de dezembro de 2022.

O motivo para isto, é que o governo utiliza os recursos do FGTS enquanto os trabalhadores não realizam o saque dos valores, assim, o lucro repassado aos trabalhadores se torna uma espécie de pagamentos de juros pela utilização dos recursos.

A título de curiosidade, enquanto os trabalhadores não resgatam o saldo do Fundo de Garantia, o governo está autorizado a utilizar os valores para financiar obras de infraestrutura, saneamento básico e habitação.

Quando vou receber esses valores?

Após aplicação da correção monetária, que ocorre no último dia do ano anterior, o Conselho Curador do FGTS (CCFGTS), leva alguns meses para fazer a contabilidade e identificar qual foi o lucro e quanto deste lucro será repassado aos trabalhadores.

É importante lembrar que o CCFGTS é quem determina qual porcentagem de todo lucro obtido através de correção monetária deve ser repassado aos trabalhadores brasileiros.

Contudo, conforme determina a Lei 13.446 de 2017, lei está que deu origem ao repasse do lucro do FGTS aos trabalhadores, o governo tem até o mês de agosto para realizar o repasse aos trabalhadores.

Desde sua criação, normalmente os repasses ocorrem entre os meses de julho e agosto, dessa forma a expectativa é que o lucro do FGTS seja repassado aos trabalhadores em 2023 até o fim de agosto, conforme previsão da Lei 13.446.

O post Confirmado novo repasse do FGTS aos trabalhadores apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal e Auxílios.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui