Conheça 5 documentos que é importante que o consumidor guarde

Muitas pessoas infelizmente não têm o hábito de guardar alguns documentos que podem garantir mais segurança ao consumidor na hora de realizar uma reclamação, por exemplo.

No artigo de hoje vamos falar sobre 5 documentos que são importantes que você consumidor guarde. 

A importância de guardar recibos, comprovantes e documentos

Todos os dias nós comumente recebemos comprovantes de pagamentos, independente da compra, seja no mercado ou um contrato de serviço, por exemplo.

É importante que você opte por guardar esses documentos com o objetivo de evitar problemas no futuro.

O artigo 206 do Código Civil brasileiro prevê que cada obrigação tem um prazo específico para o credor exigir seu cumprimento. Passado esse período, a dívida prescreve, ou seja, não poderá mais ser cobrada, mesmo que não tenha sido paga.

5 documentos que você deve guardar para garantir seus direitos

Guardar um documento pode te ajudar como consumidor a legalizar possíveis problemas que você pode ter no futuro, confira 5 deles: 

Contratos assinados: é muito importante que você guarde consigo os contratos que foram assinados, sempre solicite a sua via da empresa que está contratando. 

Contracheque: guarde seus contracheques por ao menos 5 anos, para ser possível cobranças de direitos trabalhistas futuras. 

Anote os protocolos de ligação: solicitar e anotar os protocolos de ligações é muito importante, pois através dele existe a possibilidade de requerer a gravação da conversa entre consumidor e fornecedor.

Notas fiscais: guardar as notas fiscais é importante para você poder fazer possíveis reclamações junto aos fabricantes, por isso você deve guardá-las por toda sua vida útil, ou vigência do produto.  

Comprovante de cancelamento de serviço: é importante que você guarde, pois se receber uma possível cobrança pelo serviço cancelado é possível realizar a comprovação do cancelamento. 

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Fonte: Jornal Contábil
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