Milhões de brasileiros estão interessados no “Crédito do Trabalhador”, conhecido consignado CLT, uma linha de crédito disponibilizada pelo governo para conceder empréstimos para quem trabalha de carteira assinada, utilizando como garantia o FGTS.

Em poucos dias mais 22 mil contratos foram feitos e mais de 40 milhões de simulações foram realizadas por trabalhadores. O Ministério do Trabalho e do Emprego estima que a linha de crédito supere a marca dos R$ 100 bilhões em apenas 3 meses.

O trabalhador interessado no empréstimo consignado CLT precisa entender alguns detalhes antes de realizar a contratação dessa nova linha de crédito.

Como o consignado CLT funciona?

Através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível solicitar a proposta de crédito. Basta autorizar as instituições financeiras habilitadas para que elas possam consultar informações como nome, CPF, margem consignável do pagamento e tempo de empresa.

Após a solicitação é preciso aguardar, o trabalhador recebe as propostas em até 24 horas, podendo analisar cada uma, a contração é por meio eletrônico.

Quem já usou o saque-aniversário do FGTS pode contratar o Crédito do Trabalhador?

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o trabalhador que já utilizou o Saque-Aniversário do Fundo de Garantia vai poder realizar a contratação do consignado CLT

Segundo as normas atuais do Crédito do Trabalhador, podem ser utilizados 10% do saldo do FGTS, além das verbas rescisórias para quitação dos débitos em caso de demissão, podendo neste caso até 100% da multa rescisória do FGTS pode ser comprometida.

Mudanças em abril!

A partir de 25 de abril será possível contratar o consignado CLT por meio dos canais eletrônicos dos próprios bancos, não ficando tão dependente do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Entretanto, é preciso lembrar que pela CTPS Digital, é possível receber propostas de todas as instituições financeiras interessadas.

Leia também:

Quanto do salário pode ser comprometido?

O trabalhador pode comprometer até 35% do seu salário com empréstimos consignados, o valor contratado pode ser pago em até 36 vezes. É preciso ter planejamento antes de realizar a contratação.

As intuições financeiras vão realizar uma análise de risco com base no tempo de trabalho e histórico do solicitante, portanto, as propostas podem ser diferentes para cada trabalhador.

Pense antes de contratar o consignado CLT!

O empréstimo consignado CLT é uma ótima oportunidade para quem está precisando de crédito, entretanto, contratar sem estar precisando pode abalar as suas finanças pessoais e afetar a sua vida financeira. Enfim, só contrate se for realmente necessário e tenha um planejamento.

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

O post Consignado CLT: 5 coisas que você precisa saber antes de contratar apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil