Por conta dos últimos aumentos da taxa Selic, o Conselho Nacional de Previdência Social decidiu elevar o teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS, que passa a ser 1,85% ao mês (estava em 1,80%).

A mudança na principal linha de crédito para aposentados, pensionistas e outros beneficiários foi apresentada pelo representante dos empregadores, Helio Queiroz da Silva. O aumento teve aprovação por 14 votos, apenas o representante do setor financeiro foi contrário à decisão.

É importante entender o que mudou no consignado do INSS, quais foram as mudanças e como elas impactam a vida dos segurados.

O segundo aumento em 2025!

Após diversas reclamações das instituições financeiras, que alegavam que a modalidade não estava sendo interessante financeiramente e que a longo prazo traria prejuízos para os bancos, em janeiro aconteceu o primeiro aumento na taxa de juros deste ano.

O teto do empréstimo consignado do INSS estava parado em 1,66% no mês de junho do ano passado até janeiro de 2025, quando subiu para 1,80%. Agora, acontece a segunda mudança.

O aumento dos juros acontece por conta da recente decisão do Banco Central, que elevou a taxa básica de juros (Selic) para 14,25% ao ano.

Leia também:

O que mudou no empréstimo consignado do INSS?

As mudanças impactam milhões de pessoas, para se ter uma noção do alcance da linha de crédito, atualmente existem mais de 48 milhões de contratos de consignado ativos. Portanto, é fundamental entender o que foi alterado.

É importante destacar que não aconteceram mudanças no cartão de crédito consignado, portanto, a taxa se manteve em 2,46% ao mês. Enfim, a alteração ficou para o empréstimo pessoal consignado.

Lembrando, os beneficiários do INSS podem comprometer até 45% do pagamento com o empréstimo, da seguinte maneira:

  • 35% são para empréstimo pessoal;
  • 5% para cartão de crédito; e 
  • 5% para cartão de benefício.

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

O post Consignado do INSS: Teto de juros aumenta pela 2ª vez em 2025 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.

Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil