Hoje 24 de agosto a Receita Federal abrirá as partir das 10h, as consultas ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2022, relativo ao ano-base 2021.
Os recursos serão depositados em 31 de agosto. Ao todo, o lote será pago a 4.462.564 contribuintes, e as restituições somam R$ 6 bilhões.
Como consultar?
A consulta pode ser feita da seguinte forma:
- Vá na página da Receita Federal da internet
- Clique no campo “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, “Consultar Restituição”
A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Pagamento
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ordem de pagamento
O órgão estima que, ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões pagos a contribuintes com prioridade legal:
- idosos acima de 80 anos (7.855 pessoas)
- contribuintes entre 60 e 79 anos (60.575 pessoas)
- contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (5.514 pessoas)
- contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (25.854 pessoas)
O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
Malha Fina
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição como inclusão na malha fina.
Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post Consultas ao 4° lote de restituição do IR 2022 começa hoje apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui