Uma reclamação muito comum dos brasileiros, diz respeito ao excesso de ligações de telemarketing ou ainda cobranças, que convenhamos, parece não haver hora nem controle, onde em um único dia pessoas podem receber até dezenas de chamadas.
Inicialmente os consumidores devem se atentar que a prática de ligações em excesso se enquadra como abusiva e ainda infringe a determinação do Código de Defesa do Consumidor.
Ligações excessivas e os direitos dos consumidores
Conforme expresso no Art. 42 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor sob nenhuma hipótese pode ser exposto ao ridículo ou ainda ao constrangimento de ligações, e essa regra vale inclusive caso o cidadão esteja inadimplente e a empresa esteja apenas “cobrando” pela dívida.
Outro ponto importante a se destacar é que além dessa situação, também não é permitido o excesso de ligações em horários que são considerados inoportunos, tendo em vista que esse tipo de chamada em momentos fora do considerado como “expediente” acaba por invadir o descanso e também a intimidade do cidadão.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor traz no seu Art. 71, as penalidades para quem, de alguma forma vier a constranger os clientes que estão com dívidas através de informações enganosas, ou outro procedimento que exponha o consumidor injustamente ao ridículo, ou que interfira com seu trabalho, lazer e descanso.
Sendo assim, caso o excesso de ligações de cobranças ou telemarketing estejam interferindo em aspectos da vida do consumidor, essa situação possivelmente será passível de punição. Assim, o consumidor poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor para informar a situação e impedir que a empresa mantenha essa prática.
Como proceder com ligações de cobrança?
No caso de ligações excessivas de cobrança, o primeiro passo é informar que o contato está errado ou ainda que você tem o interesse em renegociar a dívida de outra forma.
Nesse condição, diversas empresas conseguem resolver isso pela própria ligação, com denúncias nos canais de atendimento ao cliente ou ainda pela ouvidoria.
Caso esse processo inicial não surta efeito, a próxima situação será de procurar alguma entidade de defesa ao consumidor, como por exemplo, o Procon.
Em situações mais graves onde há um excesso de ligações em que realmente atrapalha a sua vida profissional, seu descanso e lazer, é possível entrar com ação judicial, contudo, nesse caso, por depender de intermédio da justiça a resolução poderá ser mais demorada, contudo, dependendo da gravidade o consumidor pode até ser indenizado.
Como proceder com ligações de telemarketing?
No caso de ligações de vendas e telemarketing em excesso, essa situação está totalmente fora do que determina o Código de Defesa do Consumidor, conforme expresso nos Artigos 42 e 71.
Nesses casos, o mais recomendado é que o consumidor acesse o site do Procon do seu Estado para verificar se o mesmo oferece o serviço de bloqueio de telemarketing, como por exemplo nos Procons de São Paulo e Goiás.
Outra alternativa para tentar bloquear o recebimento de ligações em excesso é através da plataforma Não me Perturbe da ANATEL.
A plataforma Não me Perturbe é uma alternativa de alcance nacional e gratuita que tem como objetivo permitir que os consumidores evitem ofertas de produtos e serviços por telefone.
Contudo, é importante frisar aqui que a plataforma da ANATEL é restrita às operadoras de telecomunicação, sendo assim, a melhor maneira de evitar esse tipo de ligação é através do Procon WEB dos estados, tendo em vista que nestes casos as plataformas contemplam empresas de diversos segmentos e não só de telecomunicação.
O post Consumidores podem bloquear ligações de cobrança e telemarketing, veja como apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui