O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) participa, nos próximos dias 5 a 13 de novembro, da Casa Brasil Bicentenário 2022, em Lisboa, com peças de seu acervo. Serão exibidos ao público: cestos em fibra de arumã feitos por indígenas da região Norte do Brasil, bordados em renda irlandesa (Paraíba) e renda filé (Alagoas), além de um trançado com fibra de carnaúba (Piauí).

A Casa Brasil Bicentenário é uma plataforma de promoção de oportunidades, produtos e imagem do Brasil em Portugal. Organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, busca oferecer ao público visitante visões sobre a construção da identidade brasileira, integrando perspectivas de combinam território, povo, sociedade, economia, cultura e inovação.

Tendo como pano de fundo o arco histórico dos 200 anos desde a Independência do país, a Casa Brasil constitui-se em mais um elemento de aproximação entre Brasil e Portugal. Ao mesmo tempo, valoriza em sua programação as diferentes características que acabaram por formar a identidade brasileira, da música à gastronomia, e das distintas ondas migratórias aos produtos e serviços que conquistaram mercados mundiais.

CRAB expõe artesanato brasileiro em Lisboa

Situada na capital portuguesa em local de fácil acesso, na Avenida da Liberdade, a poucos metros da Praça dos Restauradores, a Casa Brasil Bicentenário oferece:

  • Exposição temática alusiva aos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil;
  • Mostra de produtos de empresas brasileiras de diversos portes e setores, incluindo alimentos e bebidas, mobiliário e decoração, moda, literatura, cosméticos etc.;
  • Degustações e ativações de marcas brasileiras, propiciando contato direto dos visitantes com os produtos;
  • Atrações gastronômicas e culturais, tais como apresentações culinárias, musicais e literárias.

O acesso a todas as atividades abertas ao público da Casa Brasil Bicentenário é gratuito.

Sobre o CRAB

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), criado em março de 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, completa seis anos de atividades reforçando sua missão de promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.

Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de mais 1.500 itens de todos os tipos, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.

Atualmente, o CRAB está conectado com todo o país, para reposicionar e qualificar estrategicamente os produtos feitos à mão no Brasil e capacitar os agentes da sua cadeia produtiva. O primeiro passo para reforçar essa conexão, foi a criação do programa Ocupação que, em parceria com as áreas de Artesanato dos Sebrae estaduais, realiza mostras temporárias todos os anos, apresentando o que há de mais significativo e relevante no artesanato de todas as regiões do país. “A ideia foi ‘vestir’ o CRAB com todas as riquezas existentes no Brasil”, explica Ana Paula Moura, gerente do CRAB.

Em setembro de 2021, a mostra de artesanato organizada pelo Sebrae Pará, chamada Círio de Cores e Sabores, inaugurou o projeto Ocupação do CRAB. Desde então, o CRAB já recebeu o melhor do artesanato dos estados do Piauí (Mostra Piauí), Rio Grande do Norte (Mostra Bordado de Caicó), Minas Gerais (Mostra Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar). Pernambuco (Mostra Pernambuco Encantado), e agora, do Centro-Oeste (Mostra Casa do Brasil Central, do Cerrado ao Pantanal). Após a visitação, o público pode comprar algumas peças artesanais expostas na Vitrine CRAB.

Exposições

O CRAB também promove grandes exposições com obras de artesanato brasileiro, em conceitos cenográficos de curadorias renomadas do país. Desde sua criação, 20 exposições já ocuparam as galerias do segundo pavimento. Todas com entrada grátis e visitas guiadas por monitores capacitados pelo CRAB.

Desde setembro, está em cartaz a exposição Sente-se, a Coleção BEĨ em Diálogo, que exibe um conjunto expressivo e representativo de bancos feitos por indígenas de 38 etnias do país. São 63 peças da Coleção BEĨ, reunindo obras de artesãos indígenas que vivem nas regiões do Xingu, Sul da Amazônia, Amazônia Oriental, Calha Norte e Noroeste Amazônico, em conjunto com bancos contemporâneos e urbanos produzidos por renomados designers brasileiros.

Presente e passado em prédio histórico

O CRAB, localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade, é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio de Janeiro. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento.

Todo o espaço possui uma estrutura moderna e sofisticada que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça Tiradentes e de sua área de influência.

No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e troca de informações, como no espaço da Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.

O complexo arquitetônico do CRAB está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.

Pela sua importância no processo de revitalização da Praça Tiradentes, o CRAB já ganhou o prêmio Arquitetura de Edificações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e também, por duas vezes, o certificado de excelência do Trip Advisor. O certificado é concedido a estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria no mundo todo que sempre prestam um serviço de alta qualidade.

Serviço

Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro – Brasil

Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h

Ingresso: entrada franca

Website: https://crab.sebrae.com.br/

Fonte: SEBRAE
Escritório de Contabilidade em São Bernardo do Campo. Abertura de empresa é com a contabilidade Dinelly. Clique aqui