Com o país em crise, vem sendo comum a possibilidade de lidar com a demissão. Entretanto, ao ser demitido, não se desespere! Sempre é possível se recolocar profissionalmente.
Neste texto, você aprenderá o que fazer durante e após uma demissão, entendendo como deverá agir com seu ex gestores e quais os próximos passos para se reestabelecer no mercado de trabalho. Confira!
Aproveite o momento de tristeza
Ser demitido não é uma situação boa para muitas pessoas, por isso, é normal se sentir triste. Procure não oprimir seus sentimentos, tire alguns dias para descarregar as suas emoções e se recompor.
Entretanto, apesar da frustração, procure não criar atritos durante o aviso de dispensa. Tente tornar o momento o mais amigável possível, já que brigas poderão lhe deixar emocionalmente pior, e até mesmo acarretar problemas futuros.
Não ofenda o seu ex patrão e a empresa
Por mais que sinta raiva da empresa e ache que a sua demissão foi injusta, procure não falar mal dos seus antigos empregadores, mesmo em conversas entre amigos. Ao buscar um novo emprego, a equipe de recrutamento poderá entrar em contato e perceber uma falta de postura da sua parte.
Portanto, evite expor a sua raiva online e offline, caso contrário, poderá ter a sua imagem manchada no mercado. Caso você se sinta lesado de alguma forma pelo desligamento, poderá buscar ajuda jurídica.
Procure entender o real motivo da demissão
No momento do aviso de demissão, procure ter uma conversa franca com seus gestores, pedindo para que eles deem o motivo claro de terem tomado essa decisão. Ter esse feedback é importante, pois você poderá impedir de cometer os mesmos erros em um novo emprego.
Aproveite esse momento para dar um parecer de como foi o seu período de trabalho com a instituição. Você poderá parabenizar e até mesmo destacar pontos de melhorias para os funcionários e a equipe. Assim, eles poderão melhorar o desempenho e manter um bom ambiente de trabalho.
Avalie seu desempenho durante o período de trabalho
Você se sente satisfeito com o seu desempenho durante o tempo na empresa? Caso a resposta seja negativa, comece a anotar as suas falhas e trabalhe para que elas não reapareçam em seu novo emprego.
Caso se sinta feliz com seu rendimento, procure formas de se profissionalizar ainda mais, seja realizando cursos, participando de eventos na área ou procurando oportunidades de trabalho mais desafiadoras.
Se ofereça para cumprir o período de aviso prévio
Caso se sinta confortável, se ofereça para trabalhar durante o mês de aviso prévio, dando instruções do seu trabalho para que a pessoa que exercerá seu cargo consiga “se localizar” dentro da empresa.
Essa também é uma forma de finalizar um contrato de forma amigável com seus gestores, que poderão lhe dar boas referências e, quem sabe, até te auxiliar na busca por um novo emprego.
Conteúdo original Macedo Advocacia
.fb_iframe_widget_fluid_desktop iframe { width: 600px !important; }
O post Demissão: Fui mandado embora do meu serviço, o que fazer? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Um dos Maiores Portais de Notícias do Brasil.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui