Aposentado, você já reparou nos descontos no seu salário do benefício? Se você nunca parou para reparar é bom você se atentar para isso.
E conferir seu salário do benefício é bem fácil, basta dar uma olhada no seu extrato, e nesse artigo vamos te mostrar quais descontos do INSS que são permitidos e como conferir o extrato do INSS.
Confira o que pode ser descontado do salário do seu benefício.
Imposto de Renda
Descontos do Imposto de Renda sobre os valores dos benefícios:
Empréstimo consignado
O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado com média da taxa de juros de 2,08% ao O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, com taxa de juros média mensal de 2,08%, muitos aposentados e pensionistas preferem esse tipo de empréstimo porque as parcelas são pagas diretamente do seu contracheque ou aposentadoria.
Como há pouco risco de o credor não receber o dinheiro de volta, sua taxa de juros é menor. Você só pode usar 35% de sua renda neste tipo de crédito.
30% da renda é o limite máximo alocado para o crédito consignado público e 5% é o limite para o cartão de crédito consignado.
Mas atenção o empréstimo consignando realizado sem a autorização do segurado, se torna ilegal! Para os aposentados e pensionistas do INSS, é obrigatório que exista uma autorização prévia do empréstimo consignado. Por isso observe bem o extrato do seu benefício e os descontos realizados.
Contribuições de Associações
Esse tipo de descontos acontece quando o aposentado ou pensionista, contribui para entidades que funcionam como uma espécie de sindicatos de aposentados/ pensionistas. Porém tudo isso é feito de forma voluntária e não são obrigatórias!
No entanto existem alguns casos que este desconto é feito sem o aceite do segurado, por isso em 2020 foi publicada a Instrução Normativa 110 do INSS, que alterou algumas normas sobre esta contribuição.
E uma delas é a renovação obrigatória da autorização do desconto a cada 3 anos, para que o beneficiário tenha ciência desses descontos.
Como tirar meu extrato do INSS?
Para tirar seu extrato de pagamento de benefício de forma fácil e rápida, basta acessar o app ou o site MEU INSS e seguir os seguintes passos:
- Primeiro você precisa acessar o site Meu INSS;
- O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”;
- O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números. Por exemplo: brasil2019;
- Se você já tem o cadastro, você só precisa selecionar a opção “login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
- E o último passo é acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” e emita o documento;
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade em São Bernardo Dinelly. Clique aqui