
Nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer. O Brasil deve registrar 781 mil novos casos da doença por ano até 2028. Quando excluídos os tumores de pele não melanoma (de alta incidência, mas baixa letalidade), a projeção é de aproximadamente 518 mil casos anuais. Os dados constam da publicação Estimativa 2026–2028: Incidência de Câncer no Brasil, do INCA divulgada.
O câncer continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo, e as estimativas apontam para um crescimento expressivo.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece benefícios para pacientes com câncer, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez. Além disso, os pacientes com câncer têm direito a isenção de imposto de renda sobre os rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão.
Para ter direito aos benefícios do INSS, o paciente deve cumprir os requisitos exigidos pela lei.
Direitos previdenciários de pessoas com câncer
Dentre os benefícios previdenciários está o Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido quando o cidadão comprove os requisitos de baixa renda, de deficiência e de idade, conforme a Lei n° 8.742.
O outro é o benefício por incapacidade temporária (conhecido por auxílio-doença), que pode ser pedido por quem estiver incapaz para o trabalho ou atividade habitual.
Para ter direito ao auxílio-doença, o paciente deve ter qualidade de segurado, ou seja, estar contribuindo com o INSS.
O paciente não precisa cumprir carência para ter direito ao benefício, desde que as contribuições tenham sido realizadas antes do diagnóstico de câncer.
Leia também:
- Pendências de 2025 são os maiores obstáculos das empresas em 2026. Entenda as razões
- Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos
- Prefeitura corta até 95% de juros e multas para quem quitar dívidas
- Transição: Receita garante mais cinco anos para a EFD-Contribuições
- Ampliação da licença-paternidade para 30 dias? Entenda a mudança
Aposentadoria por invalidez e o acréscimo de 25%
A aposentadoria por invalidez é gerada por meio do requerimento de auxílio-doença. E como todos os benefícios citados anteriormente, só é concedida após análise da perícia médica.
As pessoas que já recebem o benefício têm a chance de solicitar o acréscimo de 25%. Mas atenção, só é possível receber quando o enfermo necessita de acompanhamento para realizar atividades diárias como tomar banho, ir ao banheiro, vestir-se, cozinhar e limpar.
Como solicitar os benefícios do INSS
Para acessar esses benefícios, é importante seguir os procedimentos estabelecidos pelo INSS. Isso envolve a apresentação de documentação médica que comprove o diagnóstico e a incapacidade, além de atender aos critérios estabelecidos pela autarquia.
Não é preciso sair de casa para requerer seus direitos: disque 135 (ligação gratuita) ou acesse o Meu INSS pelo computador ou aplicativo para smartphones.
Prevenir é o melhor remédio
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, os tipos de câncer mais comuns são o de pele não melanoma, seguido da mama, próstata, intestino e pulmão.
A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas o risco aumenta após os 50 anos. Por isso, a atenção aos fatores de risco e a realização de exames preventivos são essenciais.
O post Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte: Jornal Contábil
Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP. Abertura de empresa é com a Contabilidade Dinelly. Clique aqui


