A Receita Federal lançou painel que facilita o acesso a informações sobre os benefícios fiscais incluídos na Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (DIRBI).
A nova ferramenta amplia a transparência e favorece o controle da sociedade sobre os benefícios fiscais e seus beneficiários propiciando um ambiente de maior confiança entre contribuinte e administração tributária.
Leia também:
- Inteligência Artificial e o Leão: Uma Ajuda Bem-Vinda ou Risco Desnecessário no IRPF 2025?
- Reduza sua carga tributária legalmente: a elisão fiscal é o segredo dos grandes!
- MEI: Prazo Final para DASN-Simei e Alerta para Imposto de Renda se Aproximam
- O Tabuleiro Global e a Contabilidade no Brasil: Efeitos da Tensão EUA-China
- Análise Selic a 14,75%, quais são as implicações na economia e perspectivas
DIRBI
A DIRBI é a declaração obrigatória para pessoas jurídicas que utilizam créditos decorrentes de benefícios fiscais, agrupando incentivos, renúncias, benefícios e imunidades de natureza tributária.
A declaração deve ser preenchida no e-CAC, com informações sobre os créditos tributários e os valores de impostos e contribuições que deixaram de ser recolhidos em função dos incentivos concedidos.
Empresas enquadradas no Simples Nacional estão isentas dessa obrigatoriedade.
Leia também: Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal
Dados do Perse no novo painel
Em relação ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) as informações publicados no painel dizem respeito aos contribuintes que prestaram a informação de fruição do benefício na DIRBI independente da habilitação.
O detalhamento do Perse pode ser obtido através dos relatórios publicados no site da RFB. Até o final de Maio será publicado relatório atualizado do Perse com os dados da DIRBI referente a Março/25.
Clique aqui para acessar o painel.
O post Dirbi: Receita lança painel que facilita acesso a informações sobre benefícios apareceu primeiro em Jornal Contábil – Independência e compromisso.
Contabilidade em SBC é com a Dinelly. Fonte da matéria: Jornal Contábil