Imagem por @user14636459 / freepik

Os problemas de coluna acometem boa parte dos brasileiros, contudo, muitas pessoas acabam adquirindo estes problemas em decorrência do trabalho, o que gera uma situação muito delicada para o trabalhador.

Os mais diversos problemas de coluna podem acontecer em decorrência do emprego, seja por excesso de movimentos repetitivos, por carregar muito peso, dentre outras situações.

No entanto, esses trabalhadores que acabam acometidos por problemas de coluna em decorrência do trabalho, podem garantir alguns importantes direitos, e é justamente sobre esses direitos que falaremos hoje.

Problema de coluna devido ao emprego

Antes de nos aprofundarmos nesse tema, precisamos esclarecer que essa situação existe nos casos em que o trabalhador foi acometido por algum problema na coluna devido ao trabalho.

Dessa forma, caso o problema tenha sido apresentado por algum motivo de lazer, como uma partidinha de futebol entre amigos, essa situação não se encaixa no que apresentaremos aqui.

O primeiro ponto a se esclarecer, é que o acidente que gerou o problema de coluna não precisa ter necessariamente acontecido no expediente de trabalho.

Isso porque nossa legislação entende que o problema na coluna pode ser proveniente após um período trabalhando em alguma tarefa ou cargo específico, como em situações que exigem movimentos repetitivos ou por excesso de peso.

Assim, podemos esclarecer que o problema de coluna pode ter acontecido devido a algum acidente sofrido durante a jornada de trabalho, ou devido a uma rotina no trabalho que ao longo do tempo acabou gerando tal problema.

Caso seja essa situação e que fique comprovado o acidente de trabalho, ou que a rotina do trabalho gerou o problema, a empresa deverá ser acionada e responsabilizada sobre o dano sofrido.

Quais são os direitos do trabalhador?

Os trabalhadores precisam se atentar que muito mais do que oferecer o emprego, as empresas também devem promover um ambiente de trabalho saudável, ou seja, em que as pessoas tenham equipamentos e treinamento adequado.

Dessa maneira, quando ocorre algum tipo de acidente relacionado ao trabalho, os trabalhadores devem se atentar aos seus direitos, para que não seja penalizado por uma falta da empresa.

Dessa forma, o trabalhador que sofre problemas de coluna devido ao trabalho pode pleitear os seguintes direitos:

  • Estabilidade no emprego;
  • Danos morais;
  • Danos materiais.

Lembre-se, que antes de pedir qualquer direito, será necessário comprovar que o problema ocorreu devido ao trabalho. Nesse sentido, durante o processo na Justiça, o juiz determinará que seja feita uma perícia médica.

Através de todo o processo de comprovação da solicitação, além da perícia médica é que será evidenciado que o problema de fato ocorreu devido ao trabalho, onde, a partir dali será possível garantir os seus direitos.

Fonte: Jornal Contábil
Abertura de empresa em São Bernardo do Campo com o escritório de contabilidade Dinelly. Clique aqui